Publicidade

X

ZONA SUL

Museu do Ipiranga: Entorno terá novas calçadas e mirante

Segundo a gestão municipal, projeto busca valorizar o entorno do monumento histórico também com ações de sustentabilidade

Da Reportagem

Publicado em 16/05/2022 às 21:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Museu do Ipiranga / Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai requalificar áreas públicas no entorno do Museu do Ipiranga, situado no Parque da Independência, na zona sul da cidade, com reforma de calçadas e canteiros de vias, novas áreas verdes e implantação de um mirante.

"O objetivo do projeto Eixo Histórico Ipiranga é valorizar a região desse monumento histórico também com ações de sustentabilidade, como biovaletas e jardins de chuva", diz a gestão municipal, em nota. A ação será realizada por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP Urbanismo.

Neste mês de maio, a previsão é iniciar os levantamentos topográficos, o que permitirá a conclusão do projeto básico, estimativa de custos, estruturação do projeto executivo e a adoção de procedimentos necessários para a licitação da obra.

As intervenções serão realizadas na avenida do Estado, entre as ruas Leais Paulistanos e a Rangel Pestana, nas avenidas Dom Pedro I e Teresa Cristina e no entorno do Parque da Independência. A implantação do projeto está dividida em cinco etapas.

A avenida do Estado receberá as duas primeiras intervenções. Serão implantados jardins de chuva nas calçadas e biovaletas ou plantas trepadeiras no canteiro central da via. Os espaços também terão os pisos requalificados.

Por sua vez, o plano para a Avenida Pedro I é valorizar sua paisagem com novas árvores e canteiros ajardinados.

A avenida Teresa Cristina terá seus canteiros laterais qualificados com arbustos e as margens do Riacho do Ipiranga ganharão plantas trepadeiras instaladas em geodésicas (semelhantes a um arco).

Por fim, o entorno imediato do Parque da Independência será transformado com canteiros ajardinados, calçadas reformadas, bosque com visão para o Riacho do Ipiranga e um belvedere (mirante) na Praça do Monumento.

Soluções sustentáveis

Em linhas gerais, o projeto Eixo Histórico Ipiranga busca requalificar a região do Museu do Ipiranga com elementos de Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). O conceito, adotado desde 2018 pela SP Urbanismo em seus projetos, visa a estimular o desenvolvimento sustentável e unir a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento econômico e bem-estar da população.

Duas ações emblemáticas nesse sentido são os jardins de chuva e as biovaletas. As duas estruturas estão presentes no projeto Eixo Histórico Ipiranga e serão construídas de forma sustentável a partir de entulho tratado. Elas terão a função de melhorar as condições de absorção, retenção e escoamento de águas pluviais nesta região, além de mitigar efeitos de ilhas de calor e trazer conforto à população.

A qualificação da caminhabilidade também é uma diretriz do projeto. A partir da reforma de calçadas e canteiros e da reorganização do sistema viário, o objetivo é melhorar as condições de acesso aos monumentos que representam o Núcleo Histórico da Independência do Brasil, oferecendo aos pedestres maior acessibilidade e segurança.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter