X

meio ambiente

Nova plataforma permite consulta da qualidade das águas dos rios em tempo real

O acompanhamento da qualidade das águas permite identificar alterações pontuais para validar resultados de programas de despoluição

Yasmin Gomes

Publicado em 11/06/2024 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dados produzidos pelas 20 estações da rede automática da agência / Divulgação/Sabesp

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) lançou o Sistema Integrado de Monitoramento de Qualidade das Águas (SIMQUA).

Com dados produzidos pelas 20 estações da rede automática da agência, a nova plataforma permite que a população consulte dados da qualidade das águas dos principais rios e reservatórios do estado em tempo real.

Controle de qualidade

As 20 estações estão instaladas em pontos estratégicos, sendo 10 em mananciais utilizados para abastecimento público, nove em rios impactados por lançamento de efluentes e uma em rio de águas limpas, como área de referência.

Os resultados da medição de Oxigênio Dissolvido (OD), pH, temperatura da água, condutividade elétrica e turbidez são registrados a cada cinco minutos.

O acompanhamento da qualidade das águas permite identificar alterações pontuais, como as motivadas por acidentes ambientais e descargas irregulares de efluentes. Contribui para validar resultados de programas de despoluição, além de orientar o planejamento de ações de controle e fiscalização das fontes poluidoras.

Os dez mananciais monitorados são os rios: Sorocaba; Atibaia; Tietê, em Mogi das Cruzes; Paraíba do Sul, em Pindamonhangaba; Jaguari, em Bragança Paulista; e os reservatórios Billings-Taquacetuba, Rio Grande, em São Bernardo do Campo; Guarapiranga, na capital; Águas Claras, em Caieiras; e Taiaçupeba, em Suzano.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REGRAS DA CBF?

CBF pede para jogador não usar cabelo rosa na Seleção: 'é meio vacilão'

Yan Couto não especificou se o pedido veio da entidade ou de algum integrante específico

"King Costela"

Após propaganda enganosa, Burger King finalmente lança sanduíche de costela

Em tom de humor, para anunciar o novo lanche, a empresa agradeceu ao Procon-SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter