Publicidade

X

Estado

Número de queixas no Procon Santos cresce

Faltando quase um mês para encerrar o ano, esse percentual deve crescer ainda mais até o dia 31

Nilson Regalado

Publicado em 09/12/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Em três anos, os registros saltaram de 4.554, em 2020, para 5327 até o início deste mês / Divulgação

O número de queixas formalizadas no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santos cresce sem parar desde 2020. Em três anos, os registros saltaram de 4.554, em 2020, para 5327 até o início deste mês. Nesse período, a quantidade de registros cresceu 17%. Faltando quase um mês para encerrar o ano, esse percentual deve crescer ainda mais. Na média dos últimos cinco anos, o segmento com mais reclamações é o financeiro, inclui bancos, administradora de cartões de crédito e financeiras. Diante da demanda crescente pelos serviços de proteção e defesa ao consumidor o Procon Santos acaba de lançar uma nova ferramenta de comunicação.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O aplicativo para smartphones Procon Santos, com versões para os sistemas operacionais iOS e Android, já está disponível para download nas lojas virtuais Google Play Store e App Store.

"Será mais um canal de informação para o consumidor, que poderá apresentar denúncias, elucidar dúvidas e acessar todos os nossos serviços", explica o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira. "Um instrumento para as pessoas registrarem queixas com maior praticidade".

Ele lembra que o próprio Código de Defesa do Consumidor estabelece que os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) - caso dos Procons - devem prestar aos consumidores orientação permanente sobre seus direitos e garantias e, ainda, informar e conscientizá-los por intermédio de diferentes meios de comunicação.

No app é possível registrar reclamações ou irregularidades, acessar dúvidas frequentes, pesquisar no Código do Consumidor e obter notícias sobre o trabalho do Procon-Santos. A plataforma está integrada ao portal do órgão, permitindo o acompanhamento das ocorrências geradas no site (www.santos.sp.gov.br/procon).

"A ideia é reunir em um só espaço a prestação de serviço, orientações e divulgação de nossas campanhas", comenta Ferreira. "Um exemplo são as ações que realizamos em datas festivas".

O Procon-Santos mantém outros canais de comunicação através dos telefones (13) 3219-9001 e 0800-7790151, do e-mail [email protected]. Também é possível fazer consultas e registrar queixas no Poupatempo da Rua João Pessoa, 246, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

O Procon mantém ainda postos avançados na Unimes, na Rua Barão de Paranapiacaba, 28, na Encruzilhada, no Unimonte, na Rua Comendador Martins, 52, na Vila Mathias, e na Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 266/277, no Boqueirão, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ÁGUA NA BOCA

Não sabe qual sobremesa fazer na Páscoa? confira 4 receitas fáceis de fazer

Cozinheiro deu 4 dicas de receitas de sobremesas para fazer no domingo de Páscoa; confira nesta reportagem da Gazeta

HISTÓRIAS E BIOGRAFIA

Ana Hickmann, 43 anos: Conheça história e polêmicas da apresentadora

Apresentadora, modelo e empresária de sucesso; Ana Hickmann tem uma carreira repleta de curiosidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter