X

QUALIFICAÇÃO EM SP

Oportunidade: CPTM abre inscrições para o programa aluno aprendiz

Interessados poderão se candidatar a 32 vagas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SENAI; as inscrições vão até dia 20 de junho

Natália Brito

Publicado em 11/06/2024 às 09:30

Atualizado em 11/06/2024 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

CPTM abre inscrições para processo seletivo para o Programa Aluno Aprendiz / Divulgação/CPTM

A partir desta segunda-feira (10), a CPTM abre inscrições para processo seletivo para o programa Aluno Aprendiz. No total, serão disponibilizadas 32 vagas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo portal até dia 20 de junho, às 21h. Do total de vagas disponíveis, duas são reservadas para pessoa com deficiência, conforme determina a legislação.

Pré-requisitos‏ 

Para participar do processo, é necessário ter 18 anos completos até o dia 5 de agosto, quando inicia o curso e, no máximo, 24 anos na conclusão do curso, que terá duração de dois anos. O limite de idade de 24 anos não se aplica a pessoas com deficiência.

Além disso, é necessário ter concluído o Ensino Médio até o final de 2023 e ter disponibilidade para cumprir o horário na CPTM e na Escola SENAI “Mariano Ferraz”, na Vila Leopoldina, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

“O programa Aluno Aprendiz pode representar o início de uma jornada na ferrovia. Será possível entender como ela funciona e como a companhia pode fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. O conhecimento adquirido nestes cursos poderá levar esses alunos a um futuro de sucesso”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Etapas do processo seletivo 

O processo contará terá quatro etapas, todas eliminatórias. A primeira é a avaliação de desempenho escolar por análise do histórico ou boletim escolar – que também determinará a classificação dos candidatos -, seguida pela comprovação dos pré-requisitos, avaliação médica e, por último, a entrega de documentos para matrícula.

Bolsa de estudos 

No primeiro ano, os alunos aprendizes recebem uma bolsa de estudos que corresponde a um salário-mínimo e, no segundo, a bolsa passa para um salário-mínimo e meio. O período de formação profissional compreende a fase escolar, na qual o aprendiz receberá qualificação técnico-profissional, e a prática profissional que será desenvolvida nas dependências da CPTM.

Aprovação

Os candidatos aprovados e classificados até o preenchimento do número de vagas serão convocados para a comprovação dos pré-requisitos e realização da Avaliação Médica Admissional. A lista dos candidatos que deverão efetuar matrícula será divulgada no dia 25 de julho, a partir das 14h.

Os participantes poderão consultar a lista de classificados no endereço eletrônico https://sp.senai.br/unidade/leopoldina/ e também será homologado e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Os candidatos classificados deverão, obrigatoriamente, matricular-se na Escola SENAI “Mariano Ferraz”, no período de 26 a 30 de julho.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SUSTO EM GUARULHOS

VÍDEO: maior avião de passageiros do mundo tem voo cancelado após problema técnico

Voo da companhia aérea Emirates, considerado o maior avião de passageiros do mundo, precisou ser cancelado após apresentar falha durante os primeiros minutos da decolagem

CINEMA

18 filmes com plot twists marcantes para quem adora se surpreender

Com nove filmes clássicos e nove mais alternativos, confira as sinopses das recomendações feitas pela Gazeta

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter