X

SAÚDE

Para trabalhar coordenação motora, Taboão da Serra terá serviço de musicoterapia

O trabalho de musicoterapia foi iniciado na última sexta-feira (6) no Serviço Especializado em Reabilitação (SER); primeira sessão atendeu crianças entre 2 e 3 anos

Matheus Herbert

Publicado em 19/05/2022 às 17:46

Atualizado em 19/05/2022 às 17:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Musicoterapia está em fase de testes no SER de Taboão da Serra, na Grande São Paulo / Divulgação/PMTS


A Prefeitura de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, implantou na cidade um novo sistema de terapia. O trabalho de musicoterapia foi iniciado na última sexta-feira (6) no Serviço Especializado em Reabilitação (SER). A primeira sessão atendeu crianças entre 2 e 3 anos de idade. 


Encontro e benefícios 

Durante o encontro, os pais se sentaram no chão com as crianças enquanto as terapeutas cantaram músicas infantis. Todos acompanharam as canções tocadas no violão, com voz, uso de chocalhos e outros instrumentos que iam sendo introduzidos no ambiente, como pandeiros e tambores. 

A fisioterapeuta e diretora do SER, Tatiana Abreu, disse que a equipe do Serviço Especializado em Reabilitação está sempre preocupada em trazer inovações e que a musicoterapia foi escolhida por ter resultados cientificamente comprovados na áreas motora e principalmente na fonoaudiológica.
 
“A gente tem uma demanda muito grande desses pacientes aqui, então, assim como a terapia assistida por animais, estamos trazendo a musicoterapia, como uma terapia complementar dos nossos atendimentos aqui no SER, porque a gente acredita em um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor”, afirmou Tatiana.


Coordenação motora 

A musicoterapeuta do Instituto do Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), Amanda Santos Costa afirmou que “essa terapia auxilia na coordenação motora e trabalha com a sonoridade, que é algo com o qual pessoas autistas são muito sensíveis”, disse.


Já a estudante de musicoterapia que auxiliará Amanda Costa durante as sessões, Tiffany Helena da Silva, falou a respeito do público para quem a terapia é voltada. “Os benefícios variam de acordo com a necessidade de cada paciente, mas a musicoterapia pode ser indicada para todo mundo”, contou.

O Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa reforçou que “o objetivo do Governo Municipal é trazer cada vez mais inovação e terapias complementares que auxiliem no tratamento e recuperação da saúde de nossos pacientes, e a musicoterapia é uma delas. Esta nova terapia ainda está em fase de testes, mas trabalhamos para que comece a ser oferecida em breve para mais pessoas”.
 
Serviço:


SER - Serviço Especializado em Reabilitação 
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triangulo
(11) 4137-6363


Secretaria Municipal de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção.
(11)4788-5600
 
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REGRAS DA CBF?

CBF pede para jogador não usar cabelo rosa na Seleção: 'é meio vacilão'

Yan Couto não especificou se o pedido veio da entidade ou de algum integrante específico

"King Costela"

Após propaganda enganosa, Burger King finalmente lança sanduíche de costela

Em tom de humor, para anunciar o novo lanche, a empresa agradeceu ao Procon-SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter