Publicidade

X

Estado

Parte da Grande SP fica sem água por mais de 19 horas após falta de luz

Sistema de bombeamento que abastece a região foi paralisado após duas quedas de energia no final de semana

Folhapress

Publicado em 20/11/2023 às 14:25

Atualizado em 20/11/2023 às 14:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Novas falhas no abastecimento de energia deixaram alguns municípios sem água / Divulgação/Defesa Civil de SP

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo neste domingo (19) provocaram novas falhas no abastecimento de energia que, por sua vez, deixaram sem água trechos dos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Segundo a Sabesp, a interrupção do abastecimento começou às 15h50, quando o sistema de bombeamento que abastece a região foi paralisado após duas quedas de energia no final de semana.

Na manhã desta segunda-feira (20), ainda havia pontos de Itapecerica da Serra e Embu das Artes onde o serviço não havia sido restabelecido, totalizando mais de 19h de interrupção.

A suspensão do bombeamento durou cerca de 15h, de acordo com a companhia.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em nota, a empresa afirmou que "trechos pontuais" de ambos os municípios "estão em recuperação e vêm recebendo manobras operacionais para reforço no fornecimento". Após o restabelecimento da energia, explica o texto, a recuperação do abastecimento ocorre de forma gradual.

A Sabesp disse, ainda, que além das quedas de energia, o bombeamento "foi afetado por interrupções e oscilações seguidas nos últimos dias".

A Enel informou que o abastecimento de energia foi restabelecido na Grande São Paulo. "A companhia reforçou seu plano de ação emergencial nos municípios atendidos com mobilização antecipada das equipes em campo e nos canais de atendimento", disse, em nota.

Sabesp e Enel não informaram quantas pessoas ou residências foram afetadas pelos cortes, nem, no caso da estatal, quantas continuam sem água.

As chuvas derrubaram as temperaturas e ao menos cem árvores na cidade de São Paulo no fim de semana, com registro de duas pessoas feridas levemente, segundo informações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Apesar disso, os temporais foram menos fortes do que apontavam as previsões.

De acordo com a Defesa Civil, chuva e vento foram menos intensos do que o esperado porque as instabilidades ficaram estacionadas no Vale do Ribeira e seguiram em direção ao oceano na tarde de sábado (18).

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Quais são os times que jogarão o Brasileiro 2024?

O Brasileiro vai começar no dia 14 de abril e contará com um jogo inaugural, uma das novidades divulgadas pela CBF

SAÚDE DO PET

Calor animal: Como o seu pet pode sofrer menos neste verão de 2024

A Gazeta conversou com veterinários que contaram como deixar seu bichinho seguro e saudável neste verão com altas temperaturas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software