Publicidade

X

Cultura

Pinacoteca de São Paulo apresenta 3ª edição do projeto Pinafamília

Lançado em 2014, projeto acontece nos segundos domingos de cada mês e reúne uma série de atividades a partir do contato com as obras de arte

Da Reportagem

Publicado em 07/12/2023 às 10:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Para a 3ª edição do projeto, com lançamento no dia 10 de dezembro, o Pinafamília propõe atividades que exploram novos elementos visuais / Divulgação

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta a 3ª edição do projeto Pinafamília, organizado pelo Núcleo de Ação Educativa do museu. Lançado pela primeira vez em 2014, o projeto reúne uma série de atividades  para grupos de famílias de todas as configurações, a partir do contato com as obras de arte. A programação acontece todos os segundos domingos de cada mês, de março a dezembro.

Para a 3ª edição do projeto, com lançamento no dia 10 de dezembro, o Pinafamília propõe atividades que exploram novos elementos visuais, como o corpo, espaço e movimento, a partir de obras do acervo e de exposições temporárias na Pina Luz, assim como nas exposições temporárias do  novo edifício, a Pina Contemporânea. As atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia.

Fazem parte do projeto o jogo Pinafamília, distribuído gratuitamente às famílias participantes,  atualizado com novas obras e propostas, e o Guia de Visitação, elaborado como uma espécie de caça ao tesouro, para o qual será distribuído um mapa com pontos de parada específicos e QR Codes, que, ao serem escaneados, apresentarão informações e sugestões de atividade para cada ponto de parada, estimulando a circulação entre esses dois prédios do museu.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Complementando as atividades estão os impressos investigativos, um material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo do museu, e o Pinapequenos, um espaço lúdico e interativo com jogos, brincadeiras e mobiliários de uso coletivo e livre para bebês de 0 a 4 anos, sob supervisão de seus responsáveis e cuidadores.

Por ocasião do lançamento da 3ª edição do projeto, no dia 10/12 será apresentado o espetáculo Musicriando, com Edi Holanda e Robson Matos, na Praça da Pina Contemporânea.

Confira a programação de dezembro:

Pina Luz:
Distribuição de Jogo + Guia de visitação + Impressos investigativos
Às 10h – na recepção do museu, 1º andar (distribuição gratuita).

Atividades criativas para famílias, com educadores
Às 10h45, 13h15 e 14h45 – no lobby, 1º andar.

Pina Contemporânea:
Atividades criativas para famílias, com educadores
Às 11h30 e 15h00 – no ateliê 2.

Apresentação Musical: Musicriando, com Edi Holanda e Robson Matos
Às 10h30 e 14h00 – na Praça da Pina Contemporânea.

Em 2023, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de Grupo Volvo no Brasil, na cota Platinum, BB Seguros, na cota Ouro, BloombergWhite MartinsUnipar, na cota Prata, e Magazine Luiza, na cota Bronze.

 

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da  cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.  A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AMARELINHA

Dorival chama são-paulinos e palmeirenses na primeira convocação

Dorival Jr. fez a sua primeira convocação para a seleção brasileira nesta sexta; veja lista

MUNDO

OMS afirma que uma a cada oito pessoas são obesas

Cerca de mais de 1 bilhão de pessoas são obesas; obesidade entre crianças quadruplicou desde 1990

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter