Publicidade

X

Homenagem

Prefeitura inaugura creche com 200 vagas no Campo Limpo em homenagem à apresentadora Glória Maria

Na entrega, prefeito enalteceu pioneirismo da jornalista, que desbravou caminhos até então dominados por homens brancos

Da Reportagem

Publicado em 21/11/2023 às 13:30

Atualizado em 21/11/2023 às 13:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Essa é a 12ª unidade educacional entregue em 2023, entre as 45 que serão inauguradas até 2024 / Edson Lopes Jr./Secom

No mês da Consciência Negra, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta terça-feira (21) o Centro de Educação Infantil (CEI) Glória Maria com capacidade para atender 200 crianças de 0 a 3 anos, na região do Campo Limpo, na Zona Sul, em homenagem à jornalista Glória Maria, reconhecida por ser uma pioneira na profissão, desbravar espaços que eram ocupados majoritariamente por homens brancos e por fazer reportagens especiais em lugares exóticos.

“Glória Maria foi um exemplo para todos nós e vai servir para sempre como uma referência para cada um de nós. Essa creche é para 200 crianças e vai poder inspirar muita gente, tantas crianças que vão passar por aqui, como as pessoas dessa comunidade, e a gente colocou essa unidade escolar na periferia de São Paulo que é onde as pessoas precisam de mais referência ainda", disse o prefeito.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Nada mais justo do que essa homenagem à Glória Maria, que fez tanto com o seu jornalismo justo, e que a gente possa reverenciar tudo que ela representou para o jornalismo e para nossa sociedade”, destacou o prefeito, diante das filhas da apresentadora, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.

A creche tem seis salas de minigrupos, duas para banho e troca, três berçários, brinquedoteca, solário, refeitório e lactário para as crianças, além de espaços preparados para receber os seus colaboradores, com cozinha, salas para os professores, coordenação e secretariado.  

Essa é a 12ª unidade educacional entregue em 2023, entre as 45 que serão inauguradas até 2024.  

“Só tenho que agradecer por esse projeto, e que este modelo cada vez mais se estenda para todo o Brasil. Também agradecemos essa significativa homenagem de nomear a creche com o nome da jornalista Glória Maria, com este reconhecimento que ajudará a perpetuar a trajetória de luta e coragem dela a todas as novas gerações de crianças que integrarão essa unidade educacional. Somos muito gratos e que esta unidade possa ensinar e servir de inspiração para essas crianças o que a Glória Maria propagava, a importância de sermos íntegros e livres”, disse o pai das filhas de Glória Maria, Paulo Mesquita. 

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, também enalteceu a trajetória da jornalista. “Quero falar da alegria de estar inaugurando este CEI com o nome da Glória Maria, que certamente vai servir de inspiração para todos os paulistaninhos.

Toda a garra que ela teve, que foi uma desbravadora ocupando o espaço da mulher, quando a mulher não tinha este espaço na televisão, e uma mulher negra”, afirmou o secretário.

Para o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a creche será uma inspiração. “É uma honra ter um equipamento como esse, perenizando o nome de uma mulher tão forte e tão potente, vitoriosa, que abriu caminho para as que vieram depois e que continuará inspirando cada um de nós, dos meninos e das meninas que acreditam que a educação é libertadora e para todo mundo, independente de cor e de raça”, disse.

Construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a nova creche conta com um ambiente seguro, acessível e sustentável para acolher os alunos.

Além das seis salas de minigrupos, duas para banho e troca, três berçários, brinquedoteca, solário, refeitório e lactário para as crianças, a unidade também tem espaços preparados para receber os seus colaboradores, com cozinha, salas para os professores, coordenação e secretariado.   

Seguindo as diretrizes adotadas pela SIURB em todas as suas obras, a escola foi construída com sistemas sustentáveis, como água de reúso e placas solares que aquecem a água utilizada nos banheiros.

A CEI ainda atende as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimãos, sinalização em braile, playground e banheiros acessíveis.  

Nas creches do município de São Paulo, as crianças têm acesso a uma alimentação balanceada, entre outros benefícios.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana

Educação

Dois em cada cinco brasileiros de 25 a 64 anos não têm ensino médio

O percentual corresponde a mais do que o dobro da média de 20,1% estimada em 2021 para os países da OCDE

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software