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DEFESA DO CONSUMIDOR

Produtos têxteis e eletrodomésticos lideram reclamações no Ipem-SP

Instituto de Pesos e Medidas de SP revela que quais foram os campeões de denúncias de janeiro a julho deste ano

Bruno Hoffmann

Publicado em 30/08/2022 às 16:01

Atualizado em 30/08/2022 às 16:04

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Movimentação no comércio de rua de Campinas / Karen Fontes/iShoot/Folhapress

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) divulgou nesta terça-feira o ranking de reclamações procedentes sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a julho deste ano. Produtos têxteis, segurança em aparelhos eletrodomésticos e serviços de reforma de pneus lideram o número de denúncias procedentes. 

De acordo com o instituto, que é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo e órgão delegado do Inmetro, 90,9%  de reclamações em relação a produtos têxteis foram consideradas procedentes, enquanto esse número foi de 82,8% para segurança de aparelhos eletrodomésticos e 51,9% de serviços de reforma de pneus.

No período, foram 1.829 atendimentos. Desses, 1.040 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 789 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 597 casos foram fiscalizados e concluídos e 192 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 130 foram reprovados.  

Ainda segundo o instituo, instalação de Sistemas de GNV em veículos, segurança em brinquedos, manutenção de extintores de incêndio, dispenser de GNV, extintores de incêndio, balanças, peixe glaciado embalado, bombas medidoras, entre outros, também estão nos destaques do ranking. 

O Ipem-SP, em nota, mostra os passos que qualquer cidadão pode dar para denunciar produtos e serviços que considerem irregulares,

"Ao suspeitar de uma possível irregularidade entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo", informa.

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