X

Educação em SP

Secretário da Educação diz que estado irá ampliar ensino profissionalizante em São Paulo

O secretário não deve seguir com a expansão das escolas de tempo integral, que foi a proposta da gestão anterior

Da Reportagem

Publicado em 11/01/2023 às 13:15

Atualizado em 11/01/2023 às 13:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Renato Feder / Reprodução/TV Globo

Nesta quarta-feira (11), o secretário da Educação em São Paulo, Renato Feder, disse que a gestão estadual pretende levar o ensino profissionalizante para as escolas e não deve seguir com a expansão das escolas de tempo integral, que foi a proposta da gestão anterior.

"Infelizmente, em São Paulo, aproximadamente 10% dos alunos da escola pública do Ensino Médio estão estudando uma profissão junto. Esse número é muito baixo. A gente quer ampliar a educação profissional."

De acoro com o portal "G1",Feder negou que o ensino profissionalizante acabe por não capacitar o estudante para ingressar nas faculdades e limitar o acesso dessa população ao ensino superior.

"Não, isso é muito comum em países desenvolvidos. O estudante faz o ensino técnico, ele já tem uma profissão. Ele pode ir pra faculdade, muitos deles acabam ido. O jovem de 16, 17 anos, ele quer trabalhar."

Ensino integral

Apesar de ser a proposta de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ampliação do ensino integral não é prioridade para o secretário.

Ao Bom Dia SP, Feder disse que a pasta irá analisar primeiro a efetividade do aprendizado antes.

"De cara, não pretendo aumentar esse número. Eu preciso cuidar da qualidade e execução dessas escolas. A gente precisa ver o seguinte: os alunos estão aprendendo? Esse tempo a mais está sendo efetivo? A gente tem que garantir que esse tempo adicional que o aluno fica, em um período de 7 ou 8 horas, que ele esteja sendo efetivo, aprendendo disciplinas novas, úteis para ele. E após essa efetividade a gente vai conversar sobre novas ampliações de escolas em tempo integral."
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apagão 2024

Mancha solar reaparece e pode causar apagão

A tempestade desse mês foi marcada por auroras boreais e austrais em vários lugares do mundo

TRÂNSITO NA saída DA CAPITAL

Saída de SP têm trânsito intenso na véspera do feriado

Nas ruas da Capital, a Marginal Tietê é a via que apresenta situação mais complicada. Régis, Raposo e Castelo Branco apresentam complicações

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter