Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sistema Cantareira abastece a maioria das cidades da Grande SP | Luis Lima Jr/Fotoarena/Folhapress
O Sistema Cantareira inicia 2023 com mais de 50% da capacidade, é o maior volume de água dos últimos seis anos. As chuvas de verão têm um papel importante no abastecimento dos reservatórios e a garantia de água para épocas mais secas.
Segundo o portal “G1”, o nível elevado de chuvas no mês de dezembro do ano passado foi um dos motivos para o bom abastecimento do Sistema Cantareira.
De acordo com a Sabesp, foram 325 milímetros de chuva próximo as represas que formam o sistema - a média é de 209 milímetros. O sistema opera com 51% da capacidade total, maior volume para janeiro desde 2017.
Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que faz o acompanhamento do nível do sistema Cantareira, as represas tendem a atingir um nível ainda melhor no fim dos períodos chuvosos.
"Se continuar chovendo a média durante todo esse período de janeiro até março, nós teríamos um nível armazenado no sistema Cantareira de 67% da capacidade total no dia 31 de março", afirma Elisângela Broedel, pesquisadora do Cemaden.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade