Publicidade

X

Gabinete 3D em São Sebastião

SP repara cadeiras de rodas e emite carteira do autista

Recebimento de currículos e reparos em bengalas também vão integrar a iniciativa do governo de São Paulo na cidade do litoral

Da Reportagem

Publicado em 26/10/2023 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A iniciativa coloca o estado mais perto das comunidades e leva o atendimento público até o cidadão para fazer a diferença na vida de todos e gerar oportunidades para quem mais precisa / Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) vai integrar um mutirão de serviços do governo de São Paulo em São Sebastião, no Litoral Norte, a partir da próxima sexta-feira (27), no Complexo Turístico da Rua da Praia, com o programa Gabinete 3D.

A iniciativa coloca o estado mais perto das comunidades e leva o atendimento público até o cidadão para fazer a diferença na vida de todos e gerar oportunidades para quem mais precisa.

Leia Também

• Homicídios dolosos caem 5,9% em setembro no estado de São Paulo

Em seu estande, nos dias 27 e 28 de outubro, das 9h às 16h30, a secretaria vai oferecer serviços gratuitos de reparos em cadeiras de rodas e bengalas, além de orientar, receber e cadastrar currículos de pessoas com deficiência que buscam inserção no mercado de trabalho.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado. 

“A verdadeira inclusão acontece quando todas as pessoas têm a oportunidade de participar plenamente da sociedade e é isso que estamos buscando alcançar com a oferta de serviços estaduais por meio Gabinete 3D em São Sebastião”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

“Nossa secretaria rotineiramente mantém diálogo com a sociedade civil e, nesta ação, estará presente para fortalecer essa ponte com as pessoas com deficiência do Litoral Norte e reforçar a busca contínua por inclusão e igualdade”, diz.

Os reparos acontecem em parceria com a SPDM, associação que administra os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência da pasta estadual localizados nas estações Barra Funda e Tatuapé, na capital, e oferecem esses serviços de forma gratuita à população com deficiência.

Já as orientações, recebimento e cadastro de currículos são ações do programa Meu Emprego Inclusivo, que promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Através da iniciativa, o estado de São Paulo conta com 20 polos de Empregabilidade Inclusiva, que atuam com equipes especializadas no atendimento a esse público realizando esses serviços e fazendo a ponte com empresas que estão comprometidas com a diversidade e a inclusão e se cadastraram no programa para ofertar vagas para pessoas com deficiência.

Os atendimentos no estande da secretaria serão acessíveis com o apoio de intérpretes de Libras presenciais e também de forma online por meio do programa São Paulo São Libras, que permite o acionamento de intérpretes por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

Pessoas autistas também poderão emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) no Gabinete 3D.

O documento facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, e auxilia na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.

Agenda na região

Paralelamente ao Gabinete 3D, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do secretário Marcos da Costa, vai fortalecer o diálogo com entidades do Litoral Norte e reforçar o compromisso da pasta estadual com as pessoas com deficiência.

No domingo, 29 de outubro, o secretário participa da abertura da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Sebastião e ministra palestra no evento para apresentar ao público presente os programas e ações da secretaria.

A conferência acontece a partir das 13h no auditório da Secretaria Municipal de Educação do município.

Na segunda-feira, 30 de outubro, a SEDPcD vai promover uma roda de conversa com entidades e associações voltadas às pessoas com deficiência de São Sebastião, das 10h às 11h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade.

Gabinete 3D
Lançado pela gestão Tarcísio de Freitas, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.

Além de concentrar os serviços públicos e facilitar o atendimento de órgãos do governo de São Paulo em um único espaço, o Gabinete 3D também coloca secretários e gestores estaduais em contato direto com autoridades municipais.

O estado já viabilizou R$ 1 bilhão para a recuperação do Litoral Norte após os desastres provocados por chuvas extremas em fevereiro.

A proposta facilita a elaboração de políticas públicas conjuntas de acordo com as realidades regionais, com medidas direcionadas para os principais problemas e ações que potencializam as vocações dos municípios.

A infraestrutura do evento para os órgãos estaduais ficará a cargo da Prodesp, empresa de Tecnologia do governo de São Paulo. A tenda de serviços funciona nesta sexta e sábado, e outras ações das pastas ocorrerão até o próximo dia 31 de outubro.

Serviços

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Gabinete 3D

Data: 27 e 28 de outubro

Horário: 9h às 16h30

Serviços no estande: reparos em cadeiras de roda e bengalas e recebimento de currículos de pessoas com deficiência (ações gratuitas).

Endereço: Complexo Turístico da Rua da Praia – São Sebastião/SP

Secretário na 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Sebastião

Data: 29 de outubro.

Horário: 13h

Endereço: R. Amazonas, 13 – Centro – São Sebastião

Roda de conversa com entidades e associações voltadas às pessoas com deficiência em São Sebastião

Data: 30 de outubro.

Horário: 10h às 11h30.

Endereço: R. Alameda Ver. Mário Olegário Leite, 50 – Centro, São Sebastião

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO

Confira 5 livros infantis para alfabetização

Livros infantis podem auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos através de formas lúdicas, coloridas e interativas

LITERATURA INFANTIL

5 livros infantis para ler para o seu filho antes de dormir

Psicóloga indica cinco livros para ler antes de dormir com as crianças; livros ajudam no desenvolvimento

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter