X

PELO 3º ANO CONSECUTIVO

Taboão da Serra cancela procissão de Corpus Christi com tapetes nas ruas

O evento, que acontece no município há mais de 20 anos, foi cancelado pelo terceiro ano consecutivo por conta da pandemia do coronavírus

GSP e Portal O Taboanense

Publicado em 07/06/2022 às 15:01

Atualizado em 07/06/2022 às 17:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tradicional procissão de Corpus Christi, em Taboão da Serra / Eduardo Toledo/O Taboanense

A tradicional procissão de Corpus Christi de Taboão da Serra pelas ruas enfeitadas com tapetes ornamentais não irá ocorrer no próximo dia quinta-feira (16). O evento, que acontece no município há mais de 20 anos, foi cancelado pelo terceiro ano consecutivo por conta da pandemia do novo coronavírus.


O advogado Alexandre Depieri, um dos responseis pela montagem dos tapetes, falou com a reportagem do “Portal O Taboanense” sobre o cancelamento do evento pelo terceiro ano. Ele explicou que o “conselho paroquial decidiu que ainda nesse ano não iremos fazer nem os tapetes e nem a procissão”.


“Infelizmente estamos vivendo, ainda, um período pandêmico, reflexo do que nós tivemos nos dois últimos anos. Ainda neste ano por precaução nós não estamos fazendo algumas atividades que envolveriam muitas pessoas, como é a confecção dos tapetes e as procissões, justamente em respeito à saúde e a preservação daqueles que queiram ainda ficar no isolamento, no afastamento e no cuidado”, explicou Depieri.


No Santuário Santa Terezinha haverá seis missas nesta quinta-feira, com a primeira começando às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h e a última às 20h.


História


A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.


Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Lançamento

Nova geração da XRE 300 chega as concessionárias em agosto; confira

Depois de um hiato de 15 anos, a Tornado voltará ao mercado unindo a essência clássica que a tornou famosa às tecnologias modernas

NOVA AMAROK

Novo carro da Volkswagen chega no Brasil em agosto; saiba qual

Modelo ficou na sexta posição em ranking de picapes médias

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter