X

Luta Antimanicomial

Taboão da Serra: Luta Antimanicomial tem destaque na agenda de eventos

A Prefeitura de Taboão da Serra realizará evento no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, com o tema "Conviver é fundamental"

Da Reportagem

Publicado em 13/05/2022 às 15:50

Atualizado em 13/05/2022 às 15:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Luta Antimanicomial / Divulgação/Prefeitura de Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra realizará evento no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, com o tema “Conviver é fundamental”. O evento acontece como forma de apoio e reforço ao movimento pela defesa das pessoas que sofrem transtornos mentais. Informações do portal da Prefeitura de Taboão de Serra.

Durante o evento serão realizadas atividades por atendidos pelos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Convivência e Cultura (CECO), como apresentações de teatro, dança, música, além de exposição de materiais confeccionados pelos próprios atendidos. 

A coordenadora de Saúde Mental, Vanini Mandaj comentou sobre o evento. “O objetivo da ação é apresentar à sociedade os direitos garantidos na Lei da Reforma Psiquiátrica, que foi um marco para acabar com os manicômios e trazer um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais, com cuidado humanizado e em liberdade”, explicou.

A Lei 10.216/2001, mais conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, garante às pessoas o direito ao tratamento em serviços comunitários, buscando a reinserção social. Esses centros adotam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal, igualitário e integral, além de tratar as pessoas com transtornos mentais, como esquizofrenia, depressão, ansiedade e também dependentes químicos.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, comentou sobre a importância do evento para o movimento. “A Luta Antimanicomial trata de uma parcela da população que recebe pouca atenção, e é justamente por isso que devemos mostrar a importância do mesmo. Essa é uma luta que merece total apoio e medidas que auxiliem no seu fim, tanto realizadas pelo Poder Público, quanto pela Sociedade Civil. Por isso, oferecemos serviços de acolhimento, através do CAPS, CECO e demais equipamentos de saúde, e convidamos a população a participar de ações integrativas, como essa intervenção que realizaremos na Praça Nicola Vivilechio, no dia 18 de maio”, concluiu o secretário.

Sarau da Luta Antimanicomial

Em celebração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção à Saúde do Adolescente (Casa do Adolescente) de Taboão da Serra promoverá na quinta-feira, 19 de maio, um SARAU no Parque das Hortênsias, das 14h às 17h, cujo tema é “Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais”.

O encontro será realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, com o Centro de Convivência e Cultura (CECO), com a Coordenadoria da Diversidade Sexual, o Núcleo de Cuidados para Pessoas Transsexuais de Travestis, além do SLAM de Taboão.

Algumas das atividades a serem realizadas no SARAU são: apresentação do grupo de teatro dos adolescentes que frequentam o CECO, intervenções artísticas, performance do SLAM de Taboão e microfone aberto para manifestações de arte que estejam de acordo com o tema.

Serviço:

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Data: Quarta-feira, 18/05, a partir das 18h
Local: Praça Nicola Vivilechio, Jardim Bontempo

Sarau da Luta Antimanicomial

Quinta-feira, 19/05, das 14h às 17h
Local: Parque das Hortênsias - Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REGRAS DA CBF?

CBF pede para jogador não usar cabelo rosa na Seleção: 'é meio vacilão'

Yan Couto não especificou se o pedido veio da entidade ou de algum integrante específico

"King Costela"

Após propaganda enganosa, Burger King finalmente lança sanduíche de costela

Em tom de humor, para anunciar o novo lanche, a empresa agradeceu ao Procon-SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter