X

POLÍTICA PAULISTANA

Vereador do PT volta a comandar a Câmara de SP após 8 anos

Alessandro Guedes comanda o legislativo nesta semana, devido a viagem do prefeito ao Vaticano e para outras lideranças não se tornarem inelegíveis; entenda

Bruno Hoffmann

Publicado em 14/05/2024 às 12:51

Atualizado em 14/05/2024 às 13:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Alessandro Guedes assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal de São Paulo / Lucas Bassi/Rede Câmara

O vereador Alessandro Guedes (PT) foi empossado como presidente interino da Câmara Municipal de São Paulo no início desta semana. Com isso, se tornou o primeiro integrante do PT a comandar a Casa desde 2016, quando Antonio Donato cumpriu o papel, durante a gestão do então prefeito Fernando Haddad (PT).

Siga a Gazeta nas redes sociais e fique bem informado! 

'Dança das cadeiras'

A “dança das cadeiras” no legislativo paulistano se deu devido a uma viagem internacional do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao Vaticano. Com isso, o presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil), e o primeiro vice-presidente, João Jorge (MDB), se licenciaram para não assumirem interinamente a prefeitura, o que deixaria os parlamentares inelegíveis nas eleições deste ano.

Dessa forma, Atílio Francisco (Republicanos), segundo vice-presidente, assumiu interinamente a Prefeitura de São Paulo, e Alessandro Guedes (PT), primeiro secretário, a Câmara Municipal. Eles devem ficar nos cargos até a próxima sexta-feira (17).

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Agenda de Alessandro Guedes

Alessandro Guedes participou na manhã desta terça-feira (14) de encontro com integrantes do Tribunal de Contas do Município (TCM-SP) e do Executivo para tratar de questões relacionadas às mudanças climáticas.

O objetivo foi articular ações conjuntas das três instituições para atuarem preventivamente ao período de chuvas fortes, para evitar possíveis enchentes e alagamentos na cidade de São Paulo.

“A ideia é que o poder público se prepare para não ser surpreendido no futuro”, afirmou Guedes. “As mudanças climáticas têm demonstrado o risco, ano após ano, das ações do homem contra a natureza, e a cidade tem que se preparar para que não vejamos tragédias em São Paulo”, completou o petista.

Ofício ao TCM-SP

O vereador entregou um ofício ao presidente do TCM-SP, conselheiro Eduardo Tuma, pedindo atenção às questões que tramitam no Tribunal relacionadas ao combate a possíveis enchentes e alagamentos na cidade de São Paulo. A tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul também motivou a realização do encontro.

Além de Guedes e Tuma, participaram da reunião o prefeito em exercício de São Paulo, Atílio Francisco (Republicanos), o secretário de Governo Edson Aparecido, e os demais conselheiros do TCM-SP: Domingos Dissei, João Antonio da Silva Filho, Ricardo Torres e Roberto Braguim.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Gastronomia

Veja os 15 melhores queijos do mundo; 11 são brasileiros

Pela terceira edição do Mundial do Queijo, 11 dos 15 queijos finalistas, são queijos feitos por empresas brasileiras; confira

Centenário das feiras

São Paulo tem feira de rua centenária; conheça a história desde o surgimento

Veja o que a Gazeta preparou para entender um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter