X

REABERTURA MARCADA

Volta do Museu do Futebol está marcada para sexta-feira

Reinauguração oferece entrada gratuita nesta sexta e no final de semana

Lucas Souza

Publicado em 10/07/2024 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Museu do Futebol será reinaugurado, nesta sexta-feira (12/7), após nove meses fechado / Divulgação/Governo do Estado

O Museu do Futebol será reinaugurado nesta sexta-feira (12/7), após nove meses fechado, e promete conteúdos mais interativos e modernos. Para a reabertura, a entrada no centro cultural e histórico é gratuita nos dias 12, 13 e 14 de julho, ou seja, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente.

O horário de serviço permanece o mesmo, de terça a domingo, das 9h às 18h e com entrada permitida até às 17h.

Mudanças

A reforma proporcionou mudanças significativas no espaço e a maior atualização feita pelo Museu desde sua abertura, em 2008. Os responsáveis pelas mudanças foram Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas, que ficaram com a curadoria, Daniela Thomas e Felipe Tassara na direção artística e projeto expográfico e Jair de Souza, na área da comunicação visual.

Museu maior

Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. Novas instalações também passaram a ocupar os 6 mil metros quadrados do Museu. O projeto contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em Libras.

Inclusão e diversidade

A partir da reformulação, o Museu abriu espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo. Além disso, uma nova sala foi adicionada ao Museu em homenagem ao Pelé.

Investimento

O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e  Arkema – todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Sobre o museu do futebol

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. 

É um museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

Nesses dezesseis anos de funcionamento, o Museu acumula quase cinco milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área, segundo o Governo do Estado.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

JOGOS DO DIA

Palmeiras em campo neste sábado; veja onde assistir aos jogos do dia

Bola rola no Brasileirão Série A, B, C, D, Sub-20 e Copa Paulista

Competição internacional

Competição da BMW Motorrad acontece em setembro

De 15 a 20 de setembro, 22 equipes enfrentarão o desafiador deserto da Namíbia em busca do troféu

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter