Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto "Profissionais do Amanhã 2" oferece oficinas gratuitas em escolas públicas de São Paulo para preparar os adolescentes para os desafios do mundo do trabalho | Divulgação
A conquista do primeiro emprego ainda é um dos principais desafios enfrentados pelos jovens brasileiros. Para ajudar a superar esse obstáculo, a qualificação profissional se torna uma ferramenta essencial. Com esse objetivo, o projeto “Profissionais do Amanhã 2” oferece oficinas gratuitas em escolas públicas de São Paulo para preparar os adolescentes para os desafios do mundo do trabalho.
Continua depois da publicidade
As atividades acontecerão entre os dias 3 de outubro e 8 de dezembro com foco em adolescentes de 13 a 16 anos. Ao todo, serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas e 01 apresentação teatral aberta à comunidade.
Durante as oficinas, os jovens desenvolvem habilidades como autoexpressão, escuta ativa, trabalho em equipe, proatividade e sensibilidade – competências fundamentais tanto para o universo artístico quanto para o ambiente profissional. Ao final, os participantes apresentarão um espetáculo teatral aberto para toda a comunidade.
Acessibilidade é um dos pilares do projeto. Todas as atividades contarão com intérprete de Libras, monitor e audiodescrição, garantindo inclusão e equidade no acesso à formação profissional e cultural.
Continua depois da publicidade
Além de promover oportunidades e inclusão, o projeto contribui para enfrentar um grave desafio social: o desemprego juvenil. Segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de 14,9% – mais do que o dobro da média nacional (7%). Na faixa etária entre 14 e 17 anos, o índice é ainda mais alarmante: 26,4%.
Este projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o “Profissionais do Amanhã 2” tem a produção de Sancell Produções, apoio do Grupo Komedi, patrocínio do Grupo Thales e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“Apoiar o projeto "Profissionais do Amanhã 2" reforça nosso compromisso com a educação e a formação integral da juventude. Por meio de oficinas que utilizam a expressão corporal como ferramenta central, os jovens desenvolvem habilidades essenciais para a vida, como autoconfiança, postura, comunicação clara e presença em público. Essas competências fazem toda a diferença tanto no cotidiano pessoal quanto na preparação para o primeiro emprego — especialmente em momentos decisivos como entrevistas de trabalho. Ao oferecer atividades gratuitas em escolas públicas e instituições sociais, o projeto contribui para a inclusão, a empregabilidade e a construção de um futuro mais justo e promissor para todos.”, destaca o diretor Luciano Macaferri Rodrigues, vice-presidente da Thales para América Latina e Diretor Geral do Brasil.
Continua depois da publicidade
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores aborda vários desafios importantes: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão.
O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento em áreas-chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, Cibersegurança, tecnologias quânticas e de nuvem.
A Thales tem mais de 83.000 funcionários em 68 países. Em 2024, o Grupo gerou vendas de 20,6 bilhões de euros.
Continua depois da publicidade
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em
todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
“Profissionais do Amanhã 2”
Local: Escola Estadual Professora Guiomar Rocha Rinaldi
Endereço: Rua Dom Francisco Cardoso Ayres, 285. Jardim Cambará, SP.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade