X

dia Internacional do combate à discriminação

4 Livros antirracistas para o combate à discriminação racial

Veja 4 livros que podem ajudar a entender a luta antirracista; com o Dia Internacional do Combate à Discriminação, a Gazeta trouxe 4 sugestões de leituras

Suzana Rodrigues

Publicado em 19/03/2024 às 15:15

Atualizado em 20/03/2024 às 10:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Filósofa Conceição Evaristo / shutterstock

O Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial acontece dia 21 de março e uma das formas de contrapor esse preconceito é por meio da informação. Para quem não conhece sobre o tema, livros de autores negros são uma ótima opção.

A Gazeta trouxe uma seleção de livros que trazem a pauta antirracista, escritos por mulheres brasileiras, para você ler e se manter informado; veja:

Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro

Livro Pequeno Manual Antirracista - Djamila RibeiroPequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro

Para quem não sabe por onde começar, o pequeno manual antirracista traz uma linguagem didática e aborda temas como a contrução do racismo estrutural. Além disso, Djamila aborda assuntos como ambiente de trabalho para pessoas negras e o privilégio da branquitude

Djamila é escritora e filósofa e traz todas as situações com base na sociedade brasileira, sendo uma construção social e não individual.

Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus

Livro quarto de despejo Carolina Maria de JesusQuarto de despejo - Carolina Maria de Jesus

O livro Quarto de despejo já foi leitura obrigatória dos vestibulares da UFRGS e UNICAMP, em 2018 e 2019 respectivamente. Nele, a autora conta como é sua vida sendo uma mulher negra, de favela com 3 filhos e que trabalha como catadora de papel.

Este livro não é tão direto quanto o livro da Djamila, apontado anteriormente, mas traz a visão do preconceito no dia a dia de uma mulher negra e periférica. Quarto de despejo é escrito em forma de diário, onde acompanhamos a rotina e emoções de Carolina.

Becos da Memória - Conceição Evaristo

Becos da memória conceição evaristoBecos da Memória - Conceição Evaristo

Quando falamos de luta antirracista, precisamos conhecer a realidade do outro e é isso que o livro Becos da memória traz para o leitor. Nesse romance, Conceição Evaristo mostra memórias de diversos personagens negros moradores de uma favela que está para ser demolida.

Aos amantes de romance, que amam emoções, esse livro nos mostra a visão de vários narradores e narradoras que trazem sua vida e vivências naquele ambiente de incertezas.

Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser - Sueli Carneiro

Livro dispositivo de racialidade Sueli CarneiroDispositivo de racialidade - Sueli Carneiro

Esse livro é para quem gosta de leituras acadêmicas. Dispositivo de racialidade é um livro originado na tese de doutorado da filósofa Sueli Carneiro, onde ela analisa os mecanismos do racismo e sugere o combate por meio do coletivo.

A autora traz uma análise por meio de elementos do filósofo Michel Foucault e conversa com teorias de outros autores. Aos interessados em filosofia política como elemento de aprendizado, Sueli instiga o pensamento crítico por meio dessa obra.

Por que ler livros antirracistas?

“Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista” essa fala protagonizada por Angela Davis, professora e filósofa, nos mostra que para combater a descriminação racial é preciso muito mais que apenas não compactuar com atos de preconceito.

Os livros citados trazem diferentes tipos de narrativas, com gêneros diferentes, para cada tipo de gosto e poderão ajudar quem quer se tornor um aliado da luta antirracista em prol do combate da discriminação racial.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saidinhas

Congresso rejeita veto de Lula e proíbe 'saidinhas' de presos

Lula tentou manter uma lista mais ampla de possibilidades para as saídas temporárias

Fake Agents

Jogador Paolo Guerrero leva golpe de R$ 2 milhões e PF investiga

Paolo Guerrero, ex-jogador do Corinthians, foi vítima em 2022 de um esquema que fraudava saques

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter