X

LITERATURA INFANTIL

5 livros infantis para ler para o seu filho antes de dormir

Psicóloga indica cinco livros para ler antes de dormir com as crianças; livros ajudam no desenvolvimento

Nathalia Fruchi

Publicado em 18/04/2024 às 08:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Psicóloga indica livros para pais lerem com as crianças antes de dormir / Gpointstudio/Freepik

A hora de colocar as crianças para dormir pode ser uma hora de conexão e fortalecimento de vínculo, onde conseguimos trazê-las para perto e construir memórias afetivas e hábitos que podem se perpetuar por toda a vida.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Pensando nisso, a Gazeta conversou com Elisabeth Pereira da Silva, psicóloga do Prontobaby Hospital da Criança, que indicou cinco livros que podem ser lidos para as crianças. Confira abaixo as sugestões da profissional:

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

1.Carlinhos precisa de uma capa – Tomie Depaola

Carlinhos precisa de uma capa Carlinhos precisa de uma capa/ Divulação

Este primeiro livro, segundo a psicóloga, pode ser lido por todas as idades. “É uma história contada de maneira simples e que pode atrair a atenção das crianças pequenas. O personagem central é um pastor que cuida de suas ovelhas e se prepara, ao longo das estações do ano, com trabalho e dedicação, para o futuro. Fala também sobre a generosidade da natureza”, pontua.

2° Contos de Grimm (Tradução e Adaptação por Monteiro Lobato)

Contos de Grimm (Tradução e Adaptação por Monteiro Lobato)Contos de Grimm (Tradução e Adaptação por Monteiro Lobato) /Divulgação

Para o especialista, o período da infância e experiência que os pequenos vivem podem ajudar na construção do nosso imaginário, por isso disponibilizar livros de contos e fábulas como os irmãos Grimm podem aumentar e favorecer um repertório criativo para a imaginação dos pequenos. 

3° Contos de Andersen

Contos de AndersenContos de Andersen/ Divulgação

Assim como a indicação acima, os contos de Andersen contêm histórias que ajudam aos pequenos a construção do imaginário. “Por serem histórias mais curtas também podem ser encontradas em livros ilustrados (que são um grande atrativo para as crianças, pois traz a ludicidade e auxilia na imaginação) de maneira individual”, aponta a especialista.

Ambos livros indicados acima tem mais de uma história, daquela que já ouvimos muitas vezes nos filmes da Disney e de outras maneiras há muito tempo. 

4°Contos de Fadas: Perrault

Os contos de Charles Perrault você pode encontrar  Pequeno Polegar, Riquet Topetudo, A Gata Borralheira, As Fadas, O Gato de Botas, A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho e segundo a psicólogo, elas podem ser úteis para  desenvolver  imaginação das crianças.

Contos de Fadas Perrault Contos de Fadas Perrault/ Divulgação

5° Fábulas de Esopo

Fábulas de Esopo Fábulas de Esopo / Divulgação

Para finalizar Elizabeth Pereira da Silva indica um clássico das fábulas, o livro “Fábulas de Esopo” que  podem ser usadas para aguçar a imaginação das crianças ao oferecerem histórias simples, porém cheias de ensinamentos profundos sobre a vida, valores morais e virtudes.  

As fábulas de Esopo são conhecidas por incentivarem a reflexão, a criatividade e a empatia, além de promoverem o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico.

*Texto sob supervisão de Suzane Rodrigues.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Corinthians atropela o Racing-URU e se garante nas oitavas da Sul-Americana

Classificação às oitavas rende R$ 3 milhões aos cofres do clube, R$ 500 mil a mais do que seria com a vaga nos playoffs

Saidinhas

Congresso rejeita veto de Lula e proíbe 'saidinhas' de presos

Lula tentou manter uma lista mais ampla de possibilidades para as saídas temporárias

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter