X

Amor ao seu Pet

Adoção responsável: saiba a importância de adotar um pet

A adoção responsável de pets não apenas salva-vidas, mas também promove o bem-estar dos animais e dos adotantes; saiba mais

Raphael Miras

Publicado em 16/06/2024 às 17:00

Atualizado em 18/07/2024 às 23:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Entenda o que é adoção responsável e os seus benefícios / wayhomestudio

Adotar um pet é uma decisão que envolve muita responsabilidade e compromisso. Além de oferecer um lar amoroso a um animal necessitado, a adoção traz uma série de benefícios tanto para o pet quanto para o adotante.

Por causa desses benefícios, a busca por animais de estimação só aumenta no país. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, em 2019, cerca de 47,9 milhões de casas possuem pelo menos um cachorro ou gato. E a expectativa é de que esses números aumente 5% ao ano. 

Com isso, a Gazeta preparou essa matéria para falar sobre a importância da adoção responsável e como ela pode transformar a sua vida. Confira;

Benefícios para o Pet

cachorroFoto: bublikhaus

Muitos animais em abrigos são mortos devido à superlotação e à falta de recursos. Ao adotar, você está literalmente salvando a vida de um animal que, de outra forma, poderia não ter uma segunda chance.

Além disso, a qualidade de vida dos animais melhora, pois nos abrigos frequentemente eles vivem em condições de estresse e confinamento. A adoção proporciona um ambiente mais saudável e seguro, melhorando significativamente a qualidade de vida do pet.

Benefícios para o Adotante

mulher com um chihuahuaFoto: Freepik

A primeira coisa que um animal pode se tornar é seu melhor amigo. Os animais de estimação são companheiros fiéis e proporcionam um amor incondicional. Ter um pet pode reduzir a solidão, melhorar o humor e até mesmo a saúde mental dos donos.

Ao cuidar de um animal, especialmente cães, incentiva a prática de atividades físicas, seja por meio de caminhadas diárias ou brincadeiras no parque.

O Impacto Social e Ambiental

A adoção responsável contribui para a diminuição do número de animais abandonados nas ruas, que sofrem muitas vezes com a fome, doenças e maus-tratos.

Logo, o ato de adotar um pet ajuda a combater às criações irresponsáveis. Onde os animais muitas vezes são mantidos em condições precárias e explorados para lucro.

Compromissos da Adoção Responsável

Antes de adotar, é fundamental avaliar se você está preparado para as responsabilidades envolvidas, como alimentação, cuidados veterinários, tempo para brincar e treinar o animal.

Assegure-se também de que sua casa é um ambiente seguro e acolhedor para o novo membro da família. Isso inclui adaptar espaços e eliminar possíveis riscos.

Sempre é importante que o seu pet tenha que receber cuidados veterinários regulares. Vacinações e check-ups periódicos são obrigatórios para a saúde e bem-estar do seu animal.

Processos e Considerações para a Adoção

Se você deseja ter um pet na sua casa, é de extrema importância que faça visitas aos abrigos para conhecer os animais e observar suas personalidades e necessidades. Interagir com eles pode ajudar na escolha do pet que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Esteja sempre preparado para preencher formulários e passar por entrevistas. Muitos abrigos também exigem uma taxa de adoção, que geralmente cobre os custos iniciais de cuidados com o animal.

Lembrando que a adaptação do pet ao novo lar pode levar tempo. Seja paciente e dê ao animal o tempo necessário para se ajustar ao novo ambiente e às novas rotinas.

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PARQUE EM SP

São Paulo ganha parque inclusivo na zona leste; conheça

Espaço é aberto para pets e conta com mirante e palco para shows

GALERIA DE TROFÉU

Veja quais são os maiores campeões da Copa do Brasil

São Paulo campeão em 2023 entra na lista que é liderada por Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Flamengo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter