X

CAMPEONATO BRASILEIRO

Brasileirão com 24 times? Formato ocorreu pela última vez em 2004; relembre

Formato precisou de dois anos de readequação até ser possível que apenas 20 times disputassem a Série A, a partir de 2006

Leonardo Sandre

Publicado em 24/05/2024 às 18:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Santos foi o campeão do Brasileirão de 2004, última vez que o Brasileirão teve 24 times / Divulgação/SantosFC

Um novo debate surgiu em torno da paralisação do Campeonato Brasileiro, devido ao estrago causado pelas enchentes na tragédia do Rio Grande do Sul.

Atual treinador do Grêmio, um dos três times gaúchos da Série A, Renato Portaluppi sugeriu que a atual edição do Brasileirão cancele o rebaixamento e suba os quatro times da Série B normalmente. Com isso, o Campeonato Brasileiro de 2025 teria 24 times ao todo, quatro a mais do que o comum.

Contudo, caso isso ocorresse, não seria uma novidade. A edição de 2004 do torneio contou com 24 participantes. O formato precisou de dois anos de readequação até ser possível que apenas 20 times disputassem a Série A, a partir de 2006.

Campeonato Brasileiro de 2004 com 24 times

O Santos foi o grande campeão do Brasileirão de 2004, o segundo da Série A a ser disputada por pontos corridos. Foram 24 times na disputada, em jogos de turno e returno que totalizaram 46 jogos, assim como foi a edição de 2003. A diferença foi o sistema de rebaixamento: enquanto apenas os dois últimos caíram em 2003, os rebaixados de 2004 foram os quatro últimos colocados.

Série A

Após os 46 jogos disputados, o Santos se sagrou campeão após terminar o campeonato na liderança. O segundo e o terceiro colocados, além do campeão, garantiram vaga direta na Libertadores. O quarto colocado assegurou vaga na fase prévia da competição maior importante do continente sul-americano.

Os quatro últimos colocados após todas as rodadas disputadas foram rebaixados.

Série B

Assim como na Série A, a segunda divisão foi disputada por 24 equipes, porém, não no sistema de pontos corridos.

Os times se enfrentaram apenas uma vez, e, após 23 rodadas, as oito equipes com mais pontos avançaram para uma próxima fase. Já os seis últimos colocados (dois a mais do que o de costume) acabaram rebaixados para a Série C do ano seguinte.

Os oito classificados para a fase seguinte foram divididas em dois grupos e os dois primeiros colocados de cada grupo, após jogos de turno e returno, foram para um quadrangular final.

Os quatro times do quadrangular final jogaram jogos de turno e returno e os dois melhores subiram para a Série A. Brasiliense foi o campeão e Fortaleza ficou em segundo. Assim, subiram duas equipes para a Série A e caíram quatro, diminuindo duas equipes participantes.

Campeonato Brasileiro de 2005 com 22 times

Vencido pelo Corinthians, o Brasileirão de 2005 foi o último a ser disputado com mais de 20 clubes. Na ocasião, os quatro últimos foram rebaixados para a Série B, porém apenas os dois melhores da segunda divisão (Grêmio, campeão, e Santa Cruz, vice) subiram para a elite. Portanto, caíram quatro e subiram dois, diminuindo duas equipes.

Série A

Ao todo 22 times disputaram a elite. O sistema foi o de pontos corridos com 41 rodadas, nas quais todos se enfrentaram em turno e returno. O Corinthians se sagrou campeão e o Internacional ficou a vice-liderança. Os dois carimbaram vaga direta na Libertadores. O terceiro e o quarto colocado daquela edição conquistaram vaga na fase prévia da Copa Libertadores.

Assim como na edição anterior, mesmo com dois times a menos na disputa, o torneio de 2005 rebaixou as quatro equipes com a menor pontuação. Excepcionalmente pela chamada "Máfia do Apito" o torneio ficou marcado por escândalos de manipulação da arbitragem.

Série B

Aquela edição da Série B também possuiu 22 participantes e, assim como no ano anterior, os seis últimos colocados foram rebaixados para a Série C. O torneio foi a última edição a não ser disputada pelo sistema de pontos corridos. Ocorriam jogos de turno (apenas ida), e, após 21 rodadas, os oito mais bem colocados avançaram para a próxima fase.

Estas oito equipes foram divididas em dois grupos e os dois primeiros colocados de cada grupo, após jogos de turno e returno, foram para um quadrangular final.

Os quatro times do quadrangular final jogaram jogos de turno e returno e os dois melhores subiram para a Série A. Grêmio foi o campeão e Santa Cruz ficou em segundo.

Campeonato Brasileiro de 2006 com 20 times e formato atual

Vencido pelo São Paulo, a edição de 2006 foi a primeira a ser disputada por 20 times e ter o regulamento que segue igual até a edição de 2024.

Foram 38 rodadas, em turno e returno, com os quatro times que menos pontuaram sendo rebaixados ao fim da disputa. As três melhores equipes se classificaram para a fase de grupos da Copa Libertadores. O quarto lugar foi para a fase prévia.

Porém, como o Internacional (vice) foi campeão da Libertadores neste ano, o quarto lugar acabou ganhando a vaga direta e o quinto lugar recebeu a vaga na fase prévia da Libertadores seguinte.

A mudança que ocorreu de 2006 para cá foi a ampliação das vagas para a Libertadores, que antes eram três vagas diretas e uma para a fase prévia, e agora, são quatro vagas diretas e duas para a fase prévia.

Na Série B, também o formato atual. 20 times disputaram 38 rodadas, sendo jogos de turno e returno, com os quatro últimos acabando rebaixados e os quatro primeiros indo para a elite no ano seguinte.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Confusão em Clássico Paulista

Goleiro do Corinthians chama Luciano de 'otário' nas redes sociais

Carlos Miguel se envolve em polêmica após empate com o São Paulo e será desfalque na próxima partida contra o Internacional

SUSPEITO SEGUE FORAGIDO

Saiba quem é o empresário que atirou três vezes em veículo após briga de trânsito

Polícia Civil segue na busca de Adriano Domingues da Costa, suspeito de atirar em outro veículo após uma briga de trânsito na rodovia Castello Branco

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter