A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Carnaval: saiba como escolher o melhor calçado e evitar torções e quedas

Médico aponta que não escolher um bom calçado para festejar o Carnaval pode fazer com que a pessoa tenha uma torção do tornozelo, pé ou até mesmo uma queda

Ana Clara Durazzo

12/02/2024 às 19:00  atualizado em 18/07/2024 às 15:29

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O folião deve escolher sapatos confortáveis com o solado firme e com textura para dificultar acidentes

O folião deve escolher sapatos confortáveis com o solado firme e com textura para dificultar acidentes | Rovena Rosa/Agência Brasil

Muitas pessoas na hora de montar o look ou fantasia para curtir o Carnaval acabam se esquecendo de pensar na escolha de um calçado adequado. Escolher um bom calçado pode ajudar a evitar torções do tornozelo, pé ou até mesmo quedas na rua durante a festividade. O ortopedista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Wellington Farias Molina, deu dicas que podem evitar acidentes e assim festejar com segurança, veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Qual tipo de sapato eu devo escolher para ir pular Carnaval?

O folião deve escolher sapatos confortáveis com o solado firme e com textura para dificultar acidentes e escorregões na rua. Wellington Farias Molina explica também que é essencial se atentar ao chão, pois eventuais irregularidades na superfície facilitam a ocorrência de quedas.

O ortopedista do Iamspe  aconselha evitar o uso de sapatos de salto alto, principalmente aqueles com mais de 5 centímetros. “Eles [os sapatos de salto alto] afetam o centro de equilíbrio do corpo e geram instabilidade. O problema é que a musculatura dos membros inferiores pode não suportar o excesso de esforço ou não ter um condicionamento físico suficiente, o que facilita a ocorrência de lesões”, complementa Wellington.

Continua depois da publicidade

Caso eu torça meu pé, o que devo fazer?

Conhecida popularmente por torção, a entorse de tornozelo ou pé pode causar dor ao pisar no chão, luxação – deslocamento articular, inchaços, hematomas, rompimento dos ligamentos e até fraturas nos ossos da região.

Estão mais vulneráveis às pessoas idosas com a estrutura muscular frágil e aqueles com deficiências ou dificuldades de locomoção. São sinais do problema impossibilidade de colocar carga – o peso- no pé machucado e dor intensa na região lateral e ou medial (interna) do tornozelo. Em caso de dor persistente, procure um profissional da saúde. 

Continua depois da publicidade

Atenção ao consumo de bebidas alcoólicas 

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso e o uso de drogas também aumentam o risco de torções ou quedas. A utilização dessas substâncias afeta a percepção sensorial e causa desatenção, fazendo com que os foliões não percebam as irregularidades e obstáculos no caminho e possam sofrer acidentes.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

*Assistente de redação sob supervisão de Matheus Herbert.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados