X

Celebração Católica

Corpus Christi: Entenda qual é o significado da data

Sem data fixa, a data é celebrada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa

Leonardo Sandre

Publicado em 15/05/2024 às 10:30

Atualizado em 15/05/2024 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O dia de Corpus Christi é celebrado pelos católicos anualmente, 60 dias após a Páscoa / Freepik

O Corpus Christi, ou "Corpo de Cristo" é uma celebração católica que acontece anualmente. Sem data fixa, a data é celebrada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa. Portanto, em 2024, ocorrerá no dia 30 de maio.

Siga a Gazeta nas redes sociais e fique bem informado!

Em algumas cidades, é comum que as pessoas se reúnam para fazer procissões e receber a comunhão, que, segundo a tradição católica, é o corpo de Jesus Cristo.

Considerado feriado em algumas capitais e ponto facultativo em outros locais, a celebração é muito importante para os católicos. Saiba mais abaixo.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

O que é o Corpus Christi?

A data ocorre sempre em uma quinta, devido ao Corpus Christi ocorrer em memória da Última Ceia, o último encontro de Jesus Cristo com seus doze apóstolos antes da sua Paixão, morte e ressurreição, que, segundo os católicos, ocorreu em uma quinta-feira.

Em forma de celebrar a comunhão, alguns católicos aderem a um costume de Portugal e de confecção de grandes tapetes em espaços públicos.

Os painéis são feitos com alguns tipos de materiais coloridos, como sal ou serragem, que formam desenhos com referências bíblicas. Os encontros costumam começar na noite anterior e terminam no dia de Corpus Christi com a celebração da comunhão em grandes missas.

Celebrado pela igreja católica, a festividade é realizada também por algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Segurança

Marcha para Jesus: PM de São Paulo reforça segurança

A caminhada terá início na Estação Luz do Metrô, às 10h; Durante o evento, policiais à paisana estarão em meio à multidão

TRÂNSITO HIDROVIÁRIO

Balsa de Ilhabela registra mais de 3 horas de fila

Demora se justifica pelo feriado prolongado de Corpus Christi

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter