Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Por ter aparecido aos pescadores, a santa passou a se chamar de Nossa Senhora Aparecida | Sidney de Almeida/Depositphotos
Feriado brasileiro, em 12 de outubro celebra-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, segundo a crença católica.
Continua depois da publicidade
A imagem foi encontrada pela primeira vez por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, em outubro de 1717, desde então, episódios de milagres associados com a Nossa Senhora da Conceição, que passou a receber a alcunha de Aparecida.
Desde 1980, a data de 12 de outubro passou a ser considerada como feriado nacional e a cidade de Aparecida se tornou o principal ponto do turismo religioso no Brasil, com cerca de 12 milhões de visitas anuais.
Segundo a história oficial, três pescadores, chamados João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram designados para uma tarefa de levar peixes para a Vila de Guaratinguetá, que se preparava para receber a visita do governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
O trio teria passado a noite toda tentando pescar, mas não conseguiu coleta um peixe sequer. Na manhã seguinte, o grupo, já meio desesperado e exausto, jogou a rede novamente em busca de peixes, quando acabou coletando o corpo de uma imagem da Nossa Senhora. Um pouco mais abaixo, jogaram a rede novamente e pescaram a cabeça da santa.
Feita de barro, com 36 centímetros de altura e com o peso pouco superior a dois quilos, a imagem pioneira ainda existe, e está exposta no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida, São Paulo. Por ter aparecido aos pescadores, a santa passou a se chamar de Nossa Senhora Aparecida.
Após encontrarem a imagem de Nossa Senhora, dividida em duas partes, os pescadores passaram a encontrar peixes com extrema facilidade, conseguindo cumprir a tarefa com êxito.
Continua depois da publicidade
Um dos pescadores colocou a imagem e alguns visitantes passaram a frequentar a sua casa para adorar a santa.
Tempos depois, uma capela em homenagem à santa foi construída. Foi neste local que um grande milagre foi atribuída à Nossa Senhora Aparecida:
Um escravo chamado Zacarias teria fugido e estaria sendo procurado por um capitão do mato. Ao entrar no local, ele passou a rezar para a santa pedindo salvação, foi quando as mãos, então acorrentadas, teriam se soltado, possibilitando que o homem conseguisse se salvar com maior facilidade.
Continua depois da publicidade
Princesa Isabel estava casada, mas não conseguia realizar o sonho de engravidar. Assim, ela teria visitado a casa da Santa, pedindo por um herdeiro e se comprometendo a dar um manto azul em troca.
Anos depois, já com três filhos, Princesa Isabel, em forma de agradecimento, além do manto azul prometido, mandou fazer para Aparecida uma coroa, que era uma réplica da que usava como princesa.
Em 1904, em uma cerimônia oficial, ocorreu a coroação oficial, com um representante do então papa a declarando como a "Rainha do Brasil". Oficialmente, foi em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio 11º, quando Nossa Senhora Aparecida passou a ser considerada a padroeira do Brasil.
Continua depois da publicidade
Apenas 50 anos depois da oficialização da santa como padroeira do Brasil foi que a data se tornou feriado nacional, em 1980. A declaração da data como feriado foi sancionada pelo então presidente João Figueiredo, em 30 de junho, exatamente o dia em que o País recebeu a visita do Papa João Paulo 2º, o primeiro a pisar em território nacional.
A partir de então, ficou "declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para cultura público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, conforme texto da lei.
Considerado um país laico (aquele que não possui uma religião como a oficial), a medida foi questionada por algumas pessoas, mas a celebração foi mantida.
Continua depois da publicidade
Além disso, em 1924, 12 de outubro também foi oficializado oficialmente como o "Dia das Crianças" no Brasil.
Uma curiosidade é de que a imagem teria sido encontrada na segunda quinzena de outubro, o que impossibilitaria que a aparição tenha ocorrido no dia 12. A maior crença é, inclusive, de que ela tenha aparecido no dia 17.
Contudo, como o dia 12 de outubro já era uma data importante em território nacional (dia em que Cristovão Colombo aportou no continente americano, em 1492 e 12 de outubro de 1822, quando Dom Pedro 1º foi aclamado imperador do Brasil), alguns historiadores e pesquisadores acreditam que a escolha do dia 12 para representar a data em celebração à Nossa Senhora foi simbólica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade