Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Foram mais de 3 milhões de toneladas só em 2024 | Imagem: Eduardo Casalini/Wikimedia Commons
São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, e só a Capital paulista abriga 11 milhões de habitantes. Para abastecer esse número surpreendente de pessoas, SP conta também com a 3ª maior empresa de distribuição de alimentos de todo o mundo.
Continua depois da publicidade
É uma empresa estatal com sede na cidade de São Paulo, mas que opera em outros 20 municípios da unidade federativa. Estamos falando da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, conhecida pelos paulistas como CEAGESP.
A Companhia se tornou a terceira maior do mundo depois de uma junção de duas outras empresas estatais, o que aconteceu em 1969. Saiba mais sobre o CEAGESP e se impressione com o volume de produtos agro alimentares operados pela empresa.
A empresa possui o maior conjunto de armazéns e silos do Estado, com 17 unidades distribuídas em pontos estratégicos de São Paulo. Os armazéns, além de guardar comida, também fazem secagem, classificação vegetal e outras funções.
Continua depois da publicidade
Mas o serviço mais surpreendente do CEAGESP é o de entrepostagem, ou seja, de depósito e venda de mercadorias. São 13 unidades atacadistas espalhadas pelo estado, que ligam comerciantes com a produção agrícola de 1.495 municípios brasileiros e de 18 países.
As estações atacadistas, chamadas de CEASA, distribuem alimentos frescos e até mesmo flores para sacolões, supermercados, feiras de rua, restaurantes e outros comércios. Em 2024, foram mais de 3 milhões de toneladas de alimentos comercializados.
Foi em 1969 que o então governador de São Paulo, Abreu Sodré, decidiu unir o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP).
Continua depois da publicidade
A empresa estatal centralizou boa parte do comércio interno de produtos agrícolas no país, e em 1977 bateu o recorde de maior quantidade de alimentos vendidos em um só dia, com 6,7 mil toneladas de produtos. Os números superaram o Paris-Rungis, maior mercado do mundo, na França.
O principal entreposto da CEAGESP fica localizado no município de São Paulo, no bairro Vila Leopoldina, quase às margens do rio Pìnheiros. o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas de Paris e Nova York.
Além de abrigar o comércio de produtos agrícolas perecíveis, a estatal criou em 2003 o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). Esse banco recebe, avalia e distribui os excedentes da produção agrícola.
Continua depois da publicidade
São alimentos que ainda estão em perfeito estado para consumo humano, mas por algum defeito ou imperfeição da casca, possuem um valor menor de comercialização.
Os esforços do BCA foram reconhecidos pela União Mundial dos Mercados Atacadistas. Numa competição realizada em 2016 na Polônia, cujo tema era “Eficiência na redução da perda e desperdício de alimentos no mercado”, o Banco Ceagesp ficou em terceiro lugar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade