Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Campos do Jordão não é apenas o único lugar que você pode viajar no frio, confira os outros lugares que oferece um clima ameno | Wikimedia Commons
Em momentos de frio, um dos lugares mais conhecidos para aproveitar o clima é Campos do Jordão. Mas você já pensou que existem mais lugares para visitar e aproveitar com a família nesses tempos de baixa temperatura?
Continua depois da publicidade
A Gazeta te mostra 5 destinos de frio na Serra da Mantiqueira para visitar perto de São Paulo. A seleção foi feita pelo site Eduardo&Mônica,
Os lugares a seguir revelam paisagens deslumbrantes, lareiras, fondue e chocolate e muito mais. Uma combinação perfeita para curtir.
Localizada a 170 km da Capital, Santo Antônio do Pinhal se apresenta como uma excelente alternativa à badalada Campos do Jordão, pois mantém o charme do friozinho e das araucárias.
Continua depois da publicidade
A cidade possui um centrinho acolhedor com diversos restaurantes e lojas de produtos artesanais, envolvido por uma imensidão verde que acalma o olhar até onde o olhar alcança.
Uma das grandes atrações deste destino é o circuito de ateliês, onde se encontram desde móveis de design até artigos de cerâmica.
Além disso, os visitantes podem aproveitar uma boa refeição caseira no restaurante Arco-íris, que oferece uma linda vista para o lago e suas árvores.
Continua depois da publicidade
Para quem busca o ponto ideal para admirar o pôr do sol, o Pico Agudo, a 1.700 metros de altitude, é o local perfeito. A Quinta dos Pinhais é ideal para casais, com bangalôs românticos, piscinas privativas e vistas 360 graus da Mantiqueira, oferecendo turismo sustentável no local.
A apenas 34 quilômetros de Campos do Jordão, você vai encontrar a paz de São Bento do Sapucaí, que serve de base para a famosa Pedra do Baú.
Essa formação imponente fica a 1.950 metros de altitude e oferece quatro opções de trilhas, dependendo do seu nível de preparo físico.
Continua depois da publicidade
As opções vão da Trilha do Bauzinho, de nível fácil e apenas 30 minutos, até a desafiadora subida ao topo da Pedra do Baú, que exige 3 horas e possui nível difícil.
Para as famílias, o Ecoparque Pesca na Montanha oferece cavalgada, arco e flecha, minigolfe e pesca, em uma extensa área verde com lago e vegetação nativa.
Ao entardecer, a névoa tipicamente fria toma conta da mata, onde a Igreja Matriz revela o clima da vila colonial.
Continua depois da publicidade
Para se hospedar, o complexo Nomad Place aluga cabanas, como as triangulares Vin e Monto, ou a novidade, a Cabana Cubo, uma tinyhouse com banheira externa.
Escondida entre as montanhas, São Francisco Xavier é um local que destaca a tranquilidade e a beleza natural para todos os visitantes.
Você pode fazer um passeio no Pouso do Rochedo, uma vasta área verde que contém oito cachoeiras e quatro mirantes, todos acessíveis por trilhas demarcadas.
Continua depois da publicidade
O Mirante do Cruzeiro proporciona uma vista panorâmica incrível da região, além de revelar a deslumbrante Cachoeira do Roncador.
Outra atração que combina aventura e hospedagem é o Portal do Equilibrium, famoso pelas tirolesas que garantem uma vista espetacular da Mantiqueira.
Quem busca tratamentos de relaxamento encontra o sítio Bruxinha do Mato, que oferece banhos de ervas, massagens especiais e reflexologia.
Continua depois da publicidade
A pousada A Rosa e o Rei, mais afastada, tem chalés com ofurôs, vistas para as montanhas e sons de cachoeiras, com práticas de yoga e meditação.
Conhecida como a Campos do Jordão mineira, Monte Verde atrai casais e famílias que apreciam o clima e a arquitetura de montanha, lembrando vilarejos europeus.
A Avenida Monte Verde, exclusiva para pedestres, concentra restaurantes, bares e lojinhas charmosas, como a Edelweiss, que vende geleias artesanais e oferece degustação.
Continua depois da publicidade
Se você busca uma trilha fácil e rápida, a do Pinheiro Velho passa por árvores centenárias. No entanto, a do Chapéu do Bispo é recomendada para quem deseja vários mirantes com poucas subidas.
Para o fondue perfeito, visite o restaurante Mont Verde, e lembre-se de conferir eventos como o Festival de inverno, que deixam a cidade ainda mais especial.
Durante todo o ano, o Orquidário MV exibe as cores da natureza, com cerca de 1.500 espécies de orquídeas e 150 de plantas carnívoras.
Continua depois da publicidade
A Provence Cottage & Bistrô, de influência francesa, tem sete acomodações elegantes e um dos melhores restaurantes do destino, com menu-degustação aos sábados.
Gonçalves é considerada um destino mais escondidinho, menos badalado que Monte Verde e próximo a Campos do Jordão, mas oferece o frio da serra, araucárias e um clima mais "zen".
A oferta de hospedagens cresceu muito na última década, com muitos chalés que incluem hidromassagem e vistas para as montanhas.
Continua depois da publicidade
O centro da cidade possui um comércio interessante, concentrando empórios, ateliês e restaurantes que servem a boa comida mineira.
Uma trilha próxima à Pousada Trem das Cores leva a um conjunto de sete cachoeiras, como a das Sete Quedas e a do Simão, que tem uma hidromassagem natural.
Um passeio essencial de ecoturismo é a visita à Pedra do Forno, um dos pontos mais altos da região, com 1.900 metros de altitude. Você faz um percurso contemplativo de 1,6 quilômetros.
A Pousada Villa Catarina tem chalés kings com hidromassagem virada para a janela, permitindo que os hóspedes relaxem nas redes entre as araucárias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade