A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 15 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

5 fobias mais estranhas que as pessoas têm

Entenda como o medo, essencial para a sobrevivência humana, pode se transformar em uma fobia e comprometer a qualidade de vida

Julia Teixeira

15/11/2025 às 10:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O medo é parte da natureza humana mas em excesso, pode se tornar uma fobia que afeta milhões de pessoas

O medo é parte da natureza humana mas em excesso, pode se tornar uma fobia que afeta milhões de pessoas | Freepik

Do susto provocado por filmes de terror às inquietações que o escuro desperta, o medo é uma emoção natural e fundamental para o ser humano. Desde os primórdios da espécie, ele teve papel essencial na sobrevivência: foi o alerta que nos manteve longe de perigos e situações ameaçadoras.

Continua depois da publicidade

Mas, quando essa resposta emocional deixa de ser uma reação momentânea e passa a interferir na rotina, pode se transformar em fobia um transtorno de ansiedade reconhecido como doença.

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), a fobia se enquadra nos chamados transtornos fóbico-ansiosos e atinge cerca de 20% da população mundial, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

O que é fobia

De acordo com o Manual MSD, as fobias específicas são o tipo mais comum de transtorno de ansiedade. Pessoas que sofrem com o problema tendem a evitar situações ou objetos que desencadeiam medo intenso, ou os enfrentam sob extrema angústia o que pode levar a ataques de pânico.

Continua depois da publicidade

Apesar de reconhecerem que o medo é irracional ou exagerado, elas têm consciência de que precisam de ajuda.

5 fobias mais estranhas que as pessoas têm

Fobia de vegetais: Lachanofobia

Passar pela sessão dos vegetais no supermercado pode tirar algumas pessoas do sério. O medo de vegetais é real e tem nome: lachanofobia! Tudo neles incomoda: a forma, o cheiro, a textura. Geralmente, quem sofre dessa fobia tem medo excessivo de um vegetal em específico.
Fobia de vegetais: Lachanofobia Passar pela sessão dos vegetais no supermercado pode tirar algumas pessoas do sério. O medo de vegetais é real e tem nome: lachanofobia! Tudo neles incomoda: a forma, o cheiro, a textura. Geralmente, quem sofre dessa fobia tem medo excessivo de um vegetal em específico.
Fobia de umbigos: Onfalofobia

Só de ver um umbigo, as pessoas com onfalofobia podem ter um verdadeiro surto. Elas sentem pavor de ver, tocar ou até imaginar essa parte do corpo. E se alguém ousa tocar no seu umbigo? Não queira ser essa pessoa.
Fobia de umbigos: Onfalofobia Só de ver um umbigo, as pessoas com onfalofobia podem ter um verdadeiro surto. Elas sentem pavor de ver, tocar ou até imaginar essa parte do corpo. E se alguém ousa tocar no seu umbigo? Não queira ser essa pessoa.
Fobia de palavras grandes: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia 

Ironicamente, esse palavrão "Hipopotomonstrosesquipedaliofobia" designa a fobia de palavras longas ou de uso incomum e técnico, como termos médicos, por exemplo. As pessoas que sofrem com essa fobia também não utilizam palavras estranhas ao vocabulário coloquial. Pesquisadores sugerem que a causa desse distúrbio específico possa morar no medo de pronunciar alguma dessas palavras de forma errada e ser alvo de piadas.
Fobia de palavras grandes: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia Ironicamente, esse palavrão "Hipopotomonstrosesquipedaliofobia" designa a fobia de palavras longas ou de uso incomum e técnico, como termos médicos, por exemplo. As pessoas que sofrem com essa fobia também não utilizam palavras estranhas ao vocabulário coloquial. Pesquisadores sugerem que a causa desse distúrbio específico possa morar no medo de pronunciar alguma dessas palavras de forma errada e ser alvo de piadas.
Fobia de beijar: Filemafobia

Nem mesmo os filmes de romance podem quebrar o pavor que quem tem filemafobia sente ao beijar ou apenas se imaginar beijando alguém. A aversão é tanta que essas pessoas podem até sentir tremedeira, boca seca e enjoo.
Fobia de beijar: Filemafobia Nem mesmo os filmes de romance podem quebrar o pavor que quem tem filemafobia sente ao beijar ou apenas se imaginar beijando alguém. A aversão é tanta que essas pessoas podem até sentir tremedeira, boca seca e enjoo.
Fobia de queijo: Turofobia

Os "turofóbicos" jamais poderiam ir ao Festival do Queijo, evento típico de Minas Gerais. É que essas pessoas sentem verdadeiro horror a essa iguaria, presente em diversos alimentos. Fotos: Freepik
Fobia de queijo: Turofobia Os "turofóbicos" jamais poderiam ir ao Festival do Queijo, evento típico de Minas Gerais. É que essas pessoas sentem verdadeiro horror a essa iguaria, presente em diversos alimentos. Fotos: Freepik

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados