Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Legenda: A Estação das Artes Elizeu Ventania abriga teatro, cinema, biblioteca e espaços para exposições artísticas | Reprodução YouTube | Potiguar Drone
Conhecida como a “Terra do sol, sal e petróleo”, é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Possui localização privilegiada entre duas capitais importantes do Nordeste: Natal (275 quilômetros de distância) e Fortaleza (260 quilômetros).
Continua depois da publicidade
O município é ideal para quem busca qualidade de vida e oportunidades. A sua popularidade está crescendo por conta da economia baseada no petróleo e agronegócio. Além de um crescimento balanceado entre investimentos nacionais e internacionais.
Dentre as mais de 160 cidades do estado do Rio Grande do Norte, quatro se destacam com o IDH considerado “alto”: Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) de 2013.
Mossoró é uma das cidades de médio porte com mais atrativos do Brasil. Principal expoente de petróleo do estado, a produção de barris saltou de 14 mil por dia no final da década de 2010 para 42 mil barris em 2023.
Continua depois da publicidade
O crescimento tem data de início: 2019, quando a empresa PetroReconcavo — empresa focada em petróleo e gás natural — passou a explorar a região da bacia de Potiguar (localizada na costa do Rio Grande do Norte).
Em 2024, a PetroReconcavo possuía 55 concessões para exploração do líquido nas bacias Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.
O investimento impulsionou empregos na cidade. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio RN), o setor de comércio gerou 677 novos empregos formais e o serviço abriu 3.749 postos de trabalho até setembro de 2024.
Continua depois da publicidade
O valor representa mais que o dobro do que foi registrado até setembro de 2021. Comprova o crescimento de Mossoró.
Mossoró é conhecida como uma das maiores cidades na exportação de sal, mas a fruticultura irrigada é outro ouro da região. Grande exportadora de melão, a cidade busca fechar negócios com a China — maior exportador da fruta.
Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, o país asiático é o maior produtor de melão do mundo — são cerca de 10 milhões de toneladas produzidas anualmente. Porém, as condições de frio severas entre outubro e abril fazem com que o país deixe de produzir a fruta.
Continua depois da publicidade
Por isso, Mossoró aparece como solução para completar o déficit nacional — é a primeira fruta brasileira autorizada para comercialização com a China. O Brasil produz cerca de 340 mil toneladas de melão.
O crescimento econômico impulsionou os bairros de Alto de São Miguel, área valorizada e próxima de escolas e supermercados. Bom Jardim, combina modernidade e acessibilidade com ótima infraestrutura viária e comercial. Além do centro da cidade.
Contudo, o município não é somente comercial. Para “turistar” não é preciso ir longe. O memorial da resistência conta a história do Motim das Mulheres, 1875. Um protesto feminino contra o alistamento militar obrigatório dos homens.
Continua depois da publicidade
Não só protestos, as ruas de Mossoró já viram inúmeras atrações nacionais e internacionais se apresentarem no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Referência em arquitetura e cultura.
Portanto, o município une desenvolvimento econômico, tranquilidade e riqueza cultural. Ideal para quem quer fugir do frio, a região costuma ter bastante sol e poucas chuvas, principalmente entre julho e dezembro. Por isso, é um dos destinos mais procurados para morar entre os brasileiros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade