Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
								Malha de Chicago pode ser vista até do espaço | Imagem: Matt Kieffer/Wikimedia Commons
As estrelas inspiram os seres humanos desde tempos imateriais, mas nas grandes cidades é difícil vê-las, seja por causa da poluição do ar ou luminosa. Você sabia que existe uma cidade que brilha mais que as estrelas?
Continua depois da publicidade
Estamos falando de Chicago, cidade mais populosa do estado de Illinois, Estados Unidos. A grande metrópole se ergueu ao sudeste do grande lago Michigan, no noroeste do país, e sua urbanização é única.
Com ruas que se estendem para os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste, as vias iluminadas e os quarteirões formam um quadriculado quase perfeito, que pode ser visto até do espaço. Mas brilhar demais também pode ser um problema.
O lema da cidade é Urbs no Horto, frase em latim que significa "Cidade em um Jardim”, e a cidade possui mais de 3,2 mil hectares de parques. A urbanização de Chicago é referência no mundo inteiro.
Continua depois da publicidade
Em 1871 Chicago passou por um grande incêndio que se alastrou pela cidade inteira, matando cerca de 300 pessoas e desabrigando mais de 90 mil. Foi depois do grande incêndio que a cidade se reergueu para se tornar referência em urbanização.
O urbanista Daniel Burnham liderou a elaboração do plano diretor de 1909 da cidade, o que deu as linhas para o desenvolvimento icônico.
Segundo a International Dark-Sky Association, Chicago é uma das cidades mais afetadas pela poluição luminosa na América do Norte. Isso é problemático pois impede os seus habitantes de olhar para o céu e ver estrelas.
Continua depois da publicidade
Para se ter noção do problema, em 1994 um apagão deixou a cidade inteira no escuro, e diversos habitantes ligaram para observatórios relatando que havia uma nuvem estranha no céu: era apenas a Via Láctea.
Para minimizar o problema, o município tenta investir em soluções como iluminação de LED regulável e desenvolver um sistema de iluminação inteligente. São medidas para tentar devolver o que sobrou do céu aos seus habitantes.
Muito longe de Chicago e sua bela urbanização, uma rua aqui no Brasil é considerada uma das mais bonitas do mundo, sendo símbolo mundial de harmonia entre cidade e natureza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade