Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Método revolucionou a forma de fazer café no mundo todo | Imagem gerada por IA
É difícil imaginar um início de dia sem um bom cafezinho. Porém, o método tradicional do brasileiro de preparar a bebida não consome todo o sabor do grão. Alguns ficam mais fortes, outros mais fracos, e a culpa é sempre de quem colocou a dosagem.
Continua depois da publicidade
Este método busca revolucionar o café diário, retirando todo o sabor do pó de café e acrescentando leveza. O barista bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits, Daniel Munari afirmou em vídeo do Órfeu Cafés Especiais:
“Essa pressão ajuda a extrair mais ainda o café. É possível ter bastante intensidade de sabor e, ao mesmo tempo, leveza. Uma marca característica desse método de preparo”.
O inventor Alan Adler desenvolveu um jeito prático e rápido capaz de extrair café de pequena quantidade. O produto funciona como uma “seringa” e produz um café encorpado e forte, como um bom expresso deve ser.
Continua depois da publicidade
Adler é um inventor nato. Foi professor da Universidade de Stanford e possui mais de 40 patentes em seu nome. Criou o Aerobie Flying Ring, objeto que estabeleceu o recorde em “arremesso mais longo de um objeto sem recurso ou auxílio de velocidade”, Guinness Book.
Em 2005, o inventor criou a Aeropress. Uma cafeteira leve que pode ser levada para qualquer lugar. Feita de plástico livre de BPA (substância tóxica liberada por policarbonatos em contato com o calor).
O café fica pronto em um minuto e a cafeteira se encaixa à xícara ou copo de preferência. Seu funcionamento é muito simples:
Continua depois da publicidade
Caso a pessoa queira fazer um café único, especial para quem vai tomar, é indicado usar uma balança de precisão. Assim, a quantidade exata de pó de café vai dar um sabor único para a manhã.
A Aeropress é um dos métodos mais versáteis e delicados para a produção de café. Isso porque, se qualquer processo for alterado — segundos de infusão, quantidade de grãos ou de água —, o sabor pode ser diferente.
Outro ponto de destaque é a pressão exercida. Por conta disso, a bebida fica com as características marcantes do grão escolhido.
Continua depois da publicidade
Bem prática, a limpeza é simples. Basta desenroscar a base, retirar o filtro e pressionar o pistão novamente que a borra vai sair compacta para ser descartada. Pode usá-la para adubar as plantas, inclusive.
Esse método é o queridinho de baristas pelo mundo. Proporciona cafés únicos, explorando os inúmeros cafés especiais e criando receitas personalizadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade