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Adeus ao câmbio automatizado; tecnologia parou de ser produzida no Brasil de vez

Cronos foi o último carro a ser produzido com essa tecnologia no País

Leonardo Siqueira

15/10/2025 às 18:04

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Nos últimos anos o mercado PCD cresceu e demandou carros sem pedal de embreagem

Nos últimos anos o mercado PCD cresceu e demandou carros sem pedal de embreagem | Freepik

Depois da Renault e Volkswagen decidirem do sistema, a Fiat foi a única montadora que ainda investiu no câmbio automatizado. Foram 12 anos em que a tecnologia se estabeleceu no mercado nacional, desde o lançamento do Stilo Dualogic em 2008. 

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Como funcionava

Em 2020 o sistema automatizado foi extinto do Brasil. Apenas os veículos seminovos possuem essa tecnologia, já que as montadoras suspenderam a sua produção. Um câmbio automatizado é semelhante ao manual, a diferença está nos dois sistemas auxiliares. 

Esses, podem ser eletro-hidráulicos, que desacopla o motor da transmissão ou totalmente eletrônicos, engatam as marchas. 

O mais popular sistema eletro-hidráulico é o FreeChoice, feito pela Magneti Marelli. Em resumo, uma central eletrônica de transmissão gerencia o sistema, que atua com a central eletrônica do motor e determina a melhor marcha conforme o pedal acelerador. 

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Por outro lado, o sistema 100% eletrônico era produzido pela ZF Sachs. Três motores elétricos de corrente continua ser responsáveis por administrar o acionamento da embreagem, seleção e engate de marchas. 

Nesse modelo, o contato mecânico entre alavanca de câmbio e caixa de transmissão não existe. Um módulo de controle atua como um módulo de motor, que determina qual marcha engatar conforme a velocidade e pressão do pedal do acelerador.

Problemas

Um ponto que ajudou a dar fim ao câmbio automatizado foi on seu custo de reparo. O valor pode ser bem maior do que o câmbio manual. Além de, as fabricantes tentarem vender esse modelo com um preço semelhante aos câmbios automáticos. 

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O funcionamento rígido dos câmbios automatizados foram um problema. A cada troca de marcha dos primeiros modelos, um tranco no automóvel. Diminuído quando o motorista tirasse o pé do acelerador. 

Além disso, alguns câmbios quebravam ao engatar a ré enquanto o veículo estava se movimento para frente. Os últimos modelos passaram a ter uma trava que impede que a alavanca deslize para o R em caso de esbarrão. 

Mais práticos e com um valor semelhante, os automóveis automáticos ganharam popularidade, eliminando de ver os câmbios automatizados. 
 

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