Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Construções modulares possuem preços mais baixos, montagem rápida e menor impacto ambiental | Reprodução YouTube/Fun House Modular
Por fora, uma casa modular é igual a qualquer residência tradicional, mas se trata de uma construção móvel, instalada com facilidade em um terreno amplo e apropriado.
Continua depois da publicidade
Depois de fazerem sucesso em outros países, as casas modulares desembarcaram no Brasil com preços mais baixos que uma casa de alvenaria, mas será que elas valem a pena? Entenda.
As casas modulares são residências pré-fabricadas formadas por módulos independentes que, ao serem acoplados, compõem uma moradia completa, com sala, quarto, cozinha e banheiro.
Depois de prontos, esses módulos são transportados até o terreno escolhido, onde são montados e recebem os acabamentos finais.
Continua depois da publicidade
Esse tipo de modelo permite ampliar a planta conforme as necessidades do morador e se adapta com facilidade a diferentes tipos de terreno.
Entre as principais vantagens dessa casa está o tempo reduzido de construção, já que, por ser um modelo pré-fabricado, a obra é muito mais rápida do que a de um imóvel convencional de alvenaria.
No bolso, isso se traduz em mais economia nas obras e em manutenção.
Continua depois da publicidade
Outro ponto positivo é que a produção em fábrica gera menos entulho e desperdício de materiais, além de permitir a utilização de materiais sustentáveis como a madeira CLT (Cross-Laminated Timber).
Apesar de ser uma enorme inovação, a casa modular possui algumas desvantagens.
Embora seja mais barata que uma residência tradicional, o transporte dos seus módulos pode ser caro e logisticamente complexo, exigindo um planejamento cuidadoso, especialmente para locais de difícil acesso.
Continua depois da publicidade
Além disso, a falta de padronização na avaliação de projetos em diferentes prefeituras no Brasil pode ser um desafio, e nem todas as instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para esse tipo de construção.
Em 2022, a Prefeitura de São Paulo recebeu 350 casas modulares destinadas a acolher cerca de mil pessoas em situação de rua no bairro do Bom Retiro, região central da cidade.
As moradias, com 18 m², tinham estrutura metálica e paredes com material antichamas, garantindo isolamento térmico e acústico. Cada unidade contava com banheiro próprio, minicozinha e capacidade para abrigar até quatro pessoas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade