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Adeus às rotatórias: como funciona o sistema de interseções usado nas estradas dos EUA

Proposta quer reduzir o número de acidentes pela metade

Leonardo Siqueira

26/09/2025 às 13:00

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Engenharia gerencia e mantém o fluxo da rodovia com poucas alterações

Engenharia gerencia e mantém o fluxo da rodovia com poucas alterações | Reprodução YouTube | Wis DOT

O trânsito possui inúmeros desafios para as pessoas: maior tempo de locomoção, riscos de assalto e principalmente, de acidentes. A instalação de rotatórias é comum no Brasil, a engenharia aumenta as chances de acidentes e demora no tráfego. Por isso, outro país da América apresentou uma solução que diminui o trânsito e riscos para o motorista. 

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Estradas rurais e secundárias permitem que veículos de fora da via principal entrem na rodovia, causando acidentes — o mesmo acontece para quem precisa sair dela. Depois de observar isso, os EUA decidiu implementar os cruzamentos RCUT (Restricted Crossing U-Turn), que podem reduzir o número de acidentes pela metade.

O que é o RCUT?

O retorno em U impede que veículos que trafeguem na via secundária entrem diretamente na via principal, sem desacelerar o trânsito. Os motoristas são obrigados a virar à direita, percorrer 150 a 400 metros e fazer o retorno em U em uma velocidade segura. 

Uma das premissas é tornar a rotatória mais longa e confiável, sem colocar obstáculos e influenciar o trânsito da via principal — com semáforos, por exemplo. 

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Esta proposta evita duas manobras perigosas: as conversões perpendiculares, quando um carro cruza com o outro; e conversões à esquerda, quando um veículo precisa atravessar outras faixas em baixa velocidade para fazer a conversão. 

A Administração Federal de Rodovias dos EUA (FHWA) estima que a implementação de RCUTs pode reduzir o total de acidentes no país em até 54%. No caso de acidentes com feridos em cruzamentos, estima-se que a redução pode chegar a 70%.

Além de reduzir o número de acidentes, a proposta minimiza o tempo de espera e ajuda a manter o fluxo constante nas vias principais. 

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Desafio cultural

O projeto não é o único obstáculo para a implementação das RCUTs, a cultura dos motoristas e a conformidade regulatória precisam receber atenção. Para especialistas ouvidos pelo portal Infobae, a comunicação clara e sinalização adequada são cruciais. 

No Brasil, País continental, grande parte do transporte é feito por rodovias. São 111.502 quilômetros de estradas pavimentadas, segundo levantamento feito em 2023 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). 

De qualquer forma, diversos países do mundo estão discutindo formas de evitar acidentes  em grandes rodovias, principalmente em rotatórias. Os RCUTs aparecem como uma solução viável que prioriza o principal na locomoção: a segurança. 

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