Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A babosa é repleta de propriedades medicinais e dermatológicas, mas existem muitos fatos sobre ela que as pessoas desconhecem | Freepik
Você provavelmente já ouviu falar que a babosa (ou Aloe vera) é uma planta repleta de propriedades medicinais e dermatológicas.
Continua depois da publicidade
Rica em nutrientes, ela é usada em cremes, loções e produtos capilares por sua ação hidratante, cicatrizante e calmante.
Mas o que muita gente não sabe é que ela guarda curiosidades surpreendentes e usos pouco conhecidos. Confira a seguir.
Apesar de ser conhecida simplesmente como babosa, existem mais de 300 espécies de plantas no gênero Aloe. Além disso, menos de uma dúzia delas possuem propriedades medicinais.
Continua depois da publicidade
A espécie Aloe barbadensis Miller é a verdadeira Aloe Vera e se diferencia das outras por ter todos os benefícios que são atribuídos às suas primas de forma generalizada e incorreta.
Uma crença comum atribuída à Aloe Vera é que ela é originária da América do Sul, mas isso não passa de um mito.
Na verdade, a babosa vem da Península Arábica e da África. Com o tempo, por causa da sua fácil adaptação a climas quentes e secos, ela foi disseminada para outras partes do mundo, incluindo a América do Sul.
Continua depois da publicidade
Apesar das folhas pontiagudas, dos pequenos espinhos e da preferência por climas áridos, a Babosa não é um cacto. Mas, sim, um lírio pertencente à família Liliaceae. Inclusive, é comum encontrar referências à babosa como um "lírio do deserto".
Embora o sabor da polpa não seja o mais agradável, a Aloe Vera pode ser consumida crua. As preparações mais comuns são suco de babosa, vitaminas e shakes.
No entanto, apesar de ser seguro para a maioria das pessoas, o consumo por mulheres grávidas, lactantes e crianças não é recomendado.
Continua depois da publicidade
Além disso, as folhas de babosa contém um líquido amarelo abaixo da casca chamada látex de Aloe, que pode ser irritante para o estômago e deve ser removido antes do consumo.
Assim como muitas outras plantas, a Aloe Vera pode melhorar a qualidade do ar, ajudando a reduzir os níveis de dióxido de carbono em lugares fechados.
Ela é uma das preferidas para refrescar o ambiente, pois absorve toxinas e libera oxigênio, tornando o espaço mais puro e agradável, especialmente durante a noite.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade