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								O projeto do autódromo foi inspirado em pistas lendárias como Indianapolis (EUA), Brooklands (Inglaterra) e Monthléry (França). | Edson Lopes Jr/SECOM
Localizado na zona sul de São Paulo, o Autódromo de Interlagos é um dos palcos mais importantes do automobilismo mundial.
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Oficialmente chamado de Autódromo José Carlos Pace, o circuito foi inaugurado em 12 de maio de 1940. A pista possui esse nome em homenagem ao piloto brasileiro de Fórmula 1 que venceu uma corrida no local em 1975 e morreu dois anos depois, em 1977.
Mas sua história começa muito tempo antes, sua origem remonta à década de 1920, quando o engenheiro britânico Louis Romero Sanson idealizou um ambicioso projeto de resort entre as represas Guarapiranga e Billings.
O empreendimento incluiria hotel, praia artificial com areia de Santos e, claro, uma pista de corrida. No entanto, a crise de 1929 e a Revolução Constitucionalista de 1932 interromperam os planos.
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A ideia de construir o autódromo foi retomada apenas em 1936, após a realização do GP Cidade de São Paulo, uma corrida nas ruas da capital. O evento, porém, terminou em tragédia: um acidente envolvendo a piloto francesa Hellé-Nice deixou cinco mortos e mais de 30 feridos.
O episódio reforçou a necessidade de um espaço seguro e dedicado ao automobilismo. Em 1939, mesmo antes de concluído, o circuito já atraía pilotos e curiosos.
Em 1940, com 15 mil pessoas presentes, Interlagos foi oficialmente inaugurado com corridas de motos e carros, totalizando 200 quilômetros de percurso.
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O projeto do autódromo foi inspirado em pistas lendárias como Indianapolis (EUA), Brooklands (Inglaterra) e Monthléry (França). O circuito original tinha 8 mil metros de extensão e curvas desafiadoras que exigiam habilidade e coragem dos pilotos.
Em 1967, o autódromo foi fechado para reformas e reaberto em 1970 com uma corrida da Fórmula Ford, vencida por Emerson Fittipaldi. Logo depois, novas adaptações o prepararam para receber a Fórmula 1 em 1972, marcando a estreia oficial de Interlagos no calendário mundial.
De 1973 a 1977, o Grande Prêmio do Brasil foi disputado em São Paulo, antes de ser transferido para o Rio de Janeiro.
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A categoria retornou definitivamente a Interlagos em 1990, já com um traçado reduzido para 4.325 metros e a famosa curva em “S” criada por Ayrton Senna — o icônico “S do Senna”.
O circuito paulista foi palco de momentos inesquecíveis para o esporte brasileiro. Nenhum deles, porém, supera as vitórias de Ayrton Senna em 1991 e 1993.
Em sua primeira conquista em casa, o piloto terminou a corrida exausto, com apenas uma marcha funcional, e quase desmaiou no pódio — uma cena que marcou gerações.
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Dois anos depois, Senna voltou a vencer em Interlagos e foi recebido com uma invasão de pista por fãs emocionados. Após sua morte em 1994, o Kartódromo de Interlagos, inaugurado em 1970, passou a levar seu nome, em homenagem ao legado deixado pelo tricampeão.
Hoje, o Autódromo de Interlagos não se limita ao automobilismo. O local abriga competições de diferentes categorias e grandes eventos culturais. Um dos mais conhecidos é o Lollapalooza Brasil, que desde 2014 transforma o circuito em um enorme palco de música e arte.
Com sua mistura única de história, velocidade e emoção, Interlagos segue como um dos principais cartões-postais de São Paulo — um símbolo de resistência e paixão, tanto para os amantes de carros quanto para o público que encontra ali um espaço de celebração e memória.
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Mais de oito décadas após sua inauguração, o autódromo mantém viva a tradição que o consagrou: ser palco de emoções intensas e vitórias que fizeram o Brasil acelerar o coração do mundo.
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