Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fotografia rara mostra harpia em seu habitat natural e evidencia resultados de duas décadas de pesquisa | Reprodução/Pexels
Uma jovem harpia (Harpia harpyja), também conhecida como gavião-real, foi avistada na selva de Misiones, na Argentina, em agosto do ano passado. Não havia registros da ave na região há cerca de 20 anos.
Continua depois da publicidade
A cena, capturada por Manuel Encabo e Sergio Moya, é resultado de um esforço contínuo de pesquisa ao longo de 20 anos.
Durante esse período, eles investigaram reservas naturais em Misiones e em outras províncias argentinas em busca de aves de rapina raras.
Um dos fatores que dificultam o registro da espécie é o território. Os mais de 240 mil hectares de floresta densa tornam a localização da harpia bastante desafiadora.
Continua depois da publicidade
Além disso, a espécie tem hábitos discretos e se desloca entre as copas das árvores, dificultando ainda mais a observação direta.
A harpia é reconhecida como uma das maiores aves de rapina do mundo e sofre com a destruição do habitat e a caça, fatores que comprometem sua sobrevivência em liberdade.
A cooperação entre pesquisadores, ambientalistas e governos é essencial para desenvolver políticas eficazes de preservação das áreas selvagens remanescentes.
Continua depois da publicidade
Projetos integrados aumentam as chances de sucesso na conservação da harpia e de seu habitat.
Imagens obtidas por armadilhas fotográficas do Projeto Onças do Iguaçu registraram uma águia rara da espécie uiraçu (Morphnus guianensis) no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade