Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os Bobbie Goods são famosos na internet | Imagem gerada por IA
Você já pensou que colorir poderia ser uma terapia? Especialistas revelam como os livros de colorir para adultos, como os famosos Bobbie Goods, trazem benefícios reais para a saúde mental e emocional.
Continua depois da publicidade
Mais do que diversão, os livros de colorir ajudam no bem-estar, reduzem ansiedade e ainda estimulam a criatividade. Veja os sete benefícios que a ciência já comprovou.
A prática desafia o cérebro, ajudando a manter suas funções ativas e saudáveis. Segundo a neurologista Thaís Augusta Martins, isso contribui inclusive na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Ela explica ao jornal Metrópoles que a atividade regular ajuda a preservar as funções cerebrais ao longo do envelhecimento, mantendo o cérebro ativo e saudável mesmo com o passar dos anos.
Continua depois da publicidade
Além de prevenir doenças, colorir ajuda a preservar habilidades como memória, atenção e raciocínio. Para Thaís, desafiar constantemente o cérebro é fundamental para mantê-lo afiado.
“O cérebro precisa ser desafiado de maneira constante para preservar suas habilidades”, destacou a neurologista.
Para colorir são necessárias: memória visual, tomada de decisões e coordenação motora fina, mobilizando diferentes áreas cerebrais e musculares ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
“Colorir exige foco atencional, memória visual de trabalho (como lembrar das cores previamente utilizadas) e tomada de decisões. A coordenação motora fina é amplamente ativada”, disse Thaís.
A psicóloga Letícia Pizarro explica que pintar ajuda a reduzir pensamentos negativos e acelerados, comuns devido ao excesso de tecnologia e redes sociais.
Para ela, a atividade cria um estado de calma mental, permitindo que a pessoa se concentre no momento presente e desligue-se das preocupações externas.
Continua depois da publicidade
Além de reduzir a ansiedade, colorir ajuda a criar um espaço de silêncio interior e foco, favorecendo a saúde mental e a conexão consigo mesmo.
“Ainda ajuda a criar um momento de silêncio mental, devido à entrega para o momento”, contou Letícia ao Metrópoles, destacando o poder terapêutico do hábito.
A popularidade de livros como os Bobbie Goods mostra como as pessoas buscam resgatar atividades lúdicas e prazerosas, muitas vezes esquecidas na rotina urbana.
Continua depois da publicidade
Letícia comenta ao Metrópoles que a população tem dificuldade de se permitir momentos de lazer, mas esses pequenos prazeres são essenciais para a saúde física e psicológica.
Por fim, colorir ajuda a se reconectar ao presente e a desacelerar, melhorando tanto o corpo quanto a mente. Essa conexão é uma ferramenta poderosa para o bem-estar.
“Conexões com o momento presente são caminhos para melhorar a saúde física e psicológica e devem ser encorajadas”, concluiu Letícia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade