Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Brasil exportou 46 milhões de sacas de 60 kg de café na safra 2024/25 | Reprodução do YouTube | Ricardo Nishiama
A cidade de São Paulo é uma das que mais recebe turistas no planeta. A metrópole é um polo de gastronomia e, por isso, ganha diversos prêmios internacionais. Uma cafeteria em especial ficou entre as 100 melhores do mundo. Conheça a Cupping Café, referência mundial localizada em bairro badalado da capital paulista.
Continua depois da publicidade
O The World´s 100 Bests Cofee Shops seleciona as melhores cafeterias do mundo, focadas em cafés especiais. A cerimônia de premiação aconteceu em 2025, na cidade de Madrid, Espanha.
Nesta edição, mais de quatro mil cafeterias foram avaliadas. Os critérios se dividiram em qualidade, experiência do barista, atendimento ao cliente, inovação, ambiente, práticas de sustentabilidade e qualidade dos alimentos.
O processo teve duas etapas: a primeira, um júri especialista no assunto foi convocado para fazer a avaliação. Mais de 200 referências em café credenciadas pela Specialty Coffee Association (SCA) e pelo Coffee Quality Institute (CQI) participaram da avaliação.
Continua depois da publicidade
Em seguida, um formulário online ficou aberto para a opinião pública. Foram mais de 65 mil votos em um período de 15 dias. Essa etapa é primordial para determinar o olhar dos muitos clientes ao redor do mundo.
“Ao aplicar meticulosamente esses critérios, pretendemos apresentar um guia definitivo das melhores cafeterias do mundo, celebrando aquelas que se destacam em todos os aspectos da experiência do café”, afirma o The World’s 100 Best Coffee Shops.
A cafeteria Cupping Café, localizada no bairro da Vila Madalena em São Paulo, ficou em 92º lugar entre as 100 melhores cafeterias do mundo.
Continua depois da publicidade
Único estabelecimento a representar o Brasil, o estabelecimento foi inaugurado em 2017 com a proposta de ofertar produtos de alta qualidade e com processos rigorosos.
Desde 2020, a Cupping Café faz a própria torrefação — momento em que é aplicado calor aos grãos de café para promover o aroma característico. Isso permite um melhor controle de qualidade no produto final.
Outro ponto de destaque é que a cafeteria paulistana só trabalha com grãos brasileiros de origem única. Isso evita misturas e deixa a bebida com o gosto tradicional do café.
Continua depois da publicidade
Localizada na rua Wisard, 171, a loja tem produtos especiais e diversos métodos de preparo. Além disso, a variedade caminha de bebidas quentes, geladas até opções veganas. Pães artesanais e brunches também podem ser encontrados no cardápio.
Além do Brasil, outros 16 locais do ranking estão localizados na América do Sul: Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile, Peru e Bolívia. O primeiro lugar ficou com uma cafeteria australiana que nasceu nos EUA.
A Toby´s Estate Chippendale é uma rede de cafeterias com 17 filiais na Austrália e 22 entre Oriente Médio e Sudeste Asiático. Famosa pela torra especial, criada em 1997 pelo advogado Toby Smith, que aprendeu sobre grãos quando estava na garagem da sua mãe.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o Brasil é o maior produtor de café do mundo e um dos maiores consumidores. Mas só possui uma cafeteria no ranking das 1000 melhores. A premiação indica que, em breve, o País pode se tornar um dos grandes especialistas de café gourmet.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade