Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apenas alguns bois produzem pedras na vesícula. | Imagem: PxHere
Quem já teve pedra na vesícula sabe que é uma condição bastante desagradável. Em seres humanos a condição causa dor, vômitos, falta de apetite e até mesmo febre. Mas donos de abatedouros e frigoríficos possuem uma visão diferente.
Continua depois da publicidade
Os bois também podem desenvolver as pedras na vesícula, chamadas cientificamente de cálculos biliares, e o produto possui alto valor agregado. Existem até mesmo quadrilhas especializadas no roubo de cálculo de boi.
Entenda agora porque essas pedras se formam, para que elas servem e porque são tão caras.
Daniela Gomes da Silva, pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explicou para o portal g1 que os cálculos são formados pelo acúmulo de sais minerais na vesícula do boi, mas não são todos os bovinos que os produzem.
Continua depois da publicidade
“A fonte mais comum das pedras são os frigoríficos. No processo de abate, as vesículas biliares são retiradas e depois o conteúdo é peneirado para verificar a presença de cálculos.” afirmou a pesquisadora. Justamente por serem extremamente raras é que as pedras são tão caras.
A maioria dos cálculos bovinos não chegam a pesar nem mesmo um grama, e achar uma pedra inteira de tamanho considerável na vesícula de um boi é um grande acontecimento para o açougueiro.
Os cálculos não possuem muita utilidade prática no Brasil, mas na medicina tradicional chinesa essas pedras são utilizadas para tratar convulsões, desmaios, febres e outras doenças.
Continua depois da publicidade
“Dezenas de drogas da medicina tradicional chinesa podem utilizar as pedras de boi na sua composição" afirma Daniela Gomes. Como são vendidas apenas no mercado asiático, as relíquias variam bastante de preço e passam por especulação.
A pesquisadora afirma que o grama de cálculo biliar bovino pode ter alto valor, a depender da qualidade. Pedras maiores e sem imperfeições são muito raras.
“O tamanho, a cor, o formato e a condição da pedra, se inteira ou quebrada, influenciam o seu valor, que pode chegar a 50 dólares o grama, no caso de pedras grandes e de alta qualidade", finaliza Gomes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade