Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pavão Azul é o principal símbolo de folclore desse município | Reprodução YouTube | Francisco - DRONE SHOW
Seus 320 mil habitantes estão cansados de serem questionados onde foi a casa do famoso escritor. Localizada no Vale do Paraíba, essa cidade foi responsável por um marco no cinema brasileiro, possui culinária de ponta, além de ser referência na literatura.
Continua depois da publicidade
Os 133 km de distância da Capital só são evidentes por conta das rodovias, porque as histórias literárias estão na casa de grande parte dos brasileiros. Mesmo que o autor fosse extremamente controverso.
A cidade de Taubaté é muito requisitada pelos turistas. Um dos principais destinos no município é o Museu Monteiro Lobato, localizado na chácara onde o avô do escritor morava. O verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo, no qual ficou eternizado no País.
Na residência, os visitantes podem conhecer a infância do autor e as inspirações para a criação de seus personagens. Ficam evidentes as histórias das relações do Brasil, que são contadas não só pelos parágrafos, mas pelos móveis e quadros originais do sítio.
Continua depois da publicidade
Taubaté possui a principal e mais antiga biblioteca especializada em literatura infantil do Brasil. Criada em 1936 somente como biblioteca, o espaço passou a agregar Teatro de Bonecos e outras atividades infantis.
Segundo a Câmara Municipal de Taubaté, o nome do município representa um aldeamento indígena da tribo Guaianá: Taba-eté. A palavra significa “aldeia que está no alto”. Foi fundado em 1640 pelo Capitão Jacques Félix.
Não só de literatura infantil vive Taubaté. A cidade possui um museu do ícone do cinema brasileiro: Amácio Mazzaropi. O acervo possui objetos usados nas gravações, além dos mais de 30 filmes do cineasta.
Continua depois da publicidade
“A vida do cineasta é apresentada em vídeos, painéis interativos e, em paralelo, é contada também a história do cinema”, explica o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena ao Portal Morada.
A culinária e o artesanato também ganham destaque no município. Para encher a barriga, o Mercado Municipal — inaugurado em 1889 — é uma excelente pedida, possui as comidas típicas da região.
Do lado das artes, a argila retirada do Rio Itaim vira figuras de santos, presépios e o famoso pavão azul.
Continua depois da publicidade
Criado pela artista Maria Candida, o animal virou símbolo do folclore da cidade em 1979. Quando venceu o concurso promovido pela Subsecretaria Estadual do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade