Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mais de 800 quilos de macarrão são servidos na Festa de São Deodato, padroeiro do município | Divulgação | Governo do Estado de São Paulo
Conhecido como “Capital Italiana do estado de São Paulo”, esse município abriga cerca de 3 mil habitantes segundo o Censo de 2022. Diferente de Serra Negra, que possui uma réplica da Fontana di Trevi, essa cidade esconde um Coliseu, fala italiano e serve o famoso macarrão da “nonna”.
Continua depois da publicidade
Com claras referências à cidade de Roma — principalmente na região central —, a cidade homenageia os imigrantes italianos. Uma réplica da estátua da loba, mãe de um dos fundadores da cidade, embeleza a praça e explica a origem da cidade europeia.
A epopeia que uniu o povo romano diz que uma loba cuidou dos semideuses Remo e Rômulo quando foram abandonados às margens do Rio Tibre, na Itália. Após uma série de eventos, os dois irmãos discutiram, o que causou a morte de Remo e a fundação da cidade por Rômulo.
Além da praça, Pedrinhas Paulista possui um centro cultural inspirado nas casas de banho romanas — pilastras da cidade europeia enfeitam a entrada. O município está localizado às margens do rio Paranapanema, a quase 500 km de distância da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Fundado em 1952, por italianos refugiados da terra natal, Pedrinhas Paulistas têm a língua italiana na grade curricular do ensino fundamental. Grande parte da população utiliza o idioma informalmente.
Após a Segunda Guerra Mundial, uma crise assolou a Europa e provocou a fuga de alguns italianos para outros países, dentre eles, o Brasil. Naquela época, o algodão e o trigo impulsionavam a economia local e garantiram o crescimento de Pedrinhas Paulista.
Na região central da cidade, existe um monumento que chama a atenção e contribui para que mais de 10 mil turistas visitem a cidade todos os anos. Segundo o portal São Paulo Secreto, uma réplica do Coliseu romano é usada para receber as principais atrações locais.
Continua depois da publicidade
Não termina aí, a alguns metros fica o Memorial do Imigrante Italiano. Algumas estátuas romanas protegem o local que possui um centro coberto no estilo clássico romano.
Os visitantes também não podem deixar de conhecer a Igreja Matriz de São Deodato e o Cine Teatro Municipal. Para aqueles que buscam uma maior experiência entre a mistura Itália-Brasil, a Festa de São Deodato é quase obrigatória.
O evento acontece todos os anos no dia sete de agosto. Nesse feriado municipal, são servidas porções de macarrão artesanal feitas pelas “nonnas”. Frango com batatas, polenta, pão italiano e crostoli também aparecem no cardápio.
Continua depois da publicidade
Portanto, caso o paulista não consiga viajar para a Itália, pode ir até Pedrinhas Paulistas e ter um gostinho da Europa no interior do estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade