Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conhecida como Manchester Paulista, essa cidade se destaca em qualidade de vida | Reprodução YouTube | Brazil Seen By Drone
Sorocaba, localizada a pouco mais de duas horas da capital paulista e com população superior a 700 mil habitantes, foi uma das 12 cidades do mundo a receber, em 2015, o Prêmio Cidade de Aprendizagem da UNESCO (UNESCO Learning City Award).
Continua depois da publicidade
A distinção reconhece municípios que promovem políticas voltadas ao aprendizado contínuo, mobilizando recursos de diferentes setores para garantir oportunidades de educação ao longo da vida para todos os cidadãos.
Segundo a UNESCO, a escolha de Sorocaba se baseou em critérios como:
Envolvimento e participação social: engajamento ativo de diferentes setores da sociedade no desenvolvimento do conceito de cidade de aprendizagem, estimulando o senso de pertencimento entre os cidadãos;
Inclusão de jovens e grupos vulneráveis: priorização de políticas que capacitem jovens e populações historicamente afetadas pela exclusão social;
Continua depois da publicidade
Integração da aprendizagem ao longo da vida: investimento em projetos que incorporem a educação contínua no cotidiano;
Ação intersetorial: articulação entre secretarias municipais para implementar práticas educativas;
Parcerias público-privadas: estímulo à colaboração entre governos e empresas para ampliar as oportunidades de aprendizagem.
Continua depois da publicidade
Além disso, em 2023, Sorocaba também conquistou destaque nacional ao ficar em segundo lugar no ranking Cidades Sustentáveis do Brasil, desenvolvido pela plataforma Bright Cities.
O Prêmio Cidade de Aprendizagem da UNESCO, concedido a cada dois anos pelo Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL), reconhece municípios integrantes da Rede Global de Cidades de Aprendizagem que implementam estratégias exemplares de inclusão, inovação e sustentabilidade educacional.
As cidades premiadas contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4, que visa garantir educação de qualidade, e o ODS 11, voltado a cidades mais inclusivas e resilientes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade