Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Técnicas foram desenvolvidas para deixar as goiabas maiores | Imagem: Jaelson Lucas/AEN
A apenas cinco horas de carro da capital paulista, pertinho da fronteira com o Paraná, uma cidade se destaca pela produção de goiabas grandes e doces. Tanto que ganhou o título de capital da fruta por lei federal.
Continua depois da publicidade
Estamos falando de Carlópolis, cidade paranaense recente e com apenas 16 mil habitantes, a Capital Nacional da Goiaba de Mesa. Quem anda pelas plantações da cidade, que produz 3,6% de toda goiaba do Brasil, encontra técnicas inusitadas.
Essas técnicas, como mudas divididas em talhões e frutas ensacadas uma a uma, garantem que elas cresçam bastante. Entenda melhor a história da goiaba de Carlópolis.
Segundo o IBGE, Carlópolis produz 70% de toda a goiaba do Paraná e 3,6% de todo o Brasil. Mas como as frutas possuem alto valor médio, a colheita da cidade representa financeiramente 6% de todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Com técnicas de poda de escalonamento, os produtores garantem uma produção constante durante o ano e driblam a sazonalidade da fruta. Já ensacar as frutas ainda no pé durante o período de maturação reduz drasticamente a incidência de pragas e doenças, o que também diminui o uso de agrotóxicos.
Reinaldo Marins de Oliveira é produtor local, possui mais de 3,8 mil goiabeiras em seu pomar e contou para a Agência de Notícias do Paraná que essas técnicas o ajudaram muito:
A minha produção mudou desde que eu comecei a fazer o planejamento das podas e o ensacamento das frutas. Ela tem mais saída, com um preço melhor”, declarou.
Continua depois da publicidade
As técnicas foram desenvolvidas por órgãos como o Sebrae Paraná e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Segundo dados oficiais, a produção se multiplicou várias vezes em 10 anos com a implementação delas.
De 2013 para 2022, a produção subiu de 6,4 mil toneladas para espantosas 38 mil. O plantio de goiaba é pouco mecanizado e realizada por pequenos produtores ou agricultores familiares, o que também garante a boa circulação e distribuição dos ganhos advindo das goiabeiras.
Outro setor que impulsiona muito a economia de Carlópolis é o turismo. Entre os anos de 1940 a 1970 foi construída Usina Hidrelétrica de Chavantes, com uma represa que alagou um terço da área agrícola e diminuiu 50% da população.
Continua depois da publicidade
Mas o grande lago formado pela barragem atraiu investimentos nas áreas de turismo náutico, lazer e construção civil. Mas mesmo o turismo também é impulsionado pelas famosas goiabas.
A cidade conta até com um alambique que produz cachaças especiais a base de goiaba, a G&R Cachaçaria. “As pessoas que experimentam, gostam. Hoje a gente tem muito orgulho do resultado final”, conta Rosana Longo, dona do empreendimento. Ficou curioso? Visite a Terra da Goiaba!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade