Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Animal possui importância econômica e cultural para a região | Imagem: Thyciano Almeida/Wikimedia Commons
O Nordeste é a região referência na caprinocultura nacional, com cerca de 95% da produção de bodes do país. Mas este município ultrapassa todos os limites, e possui tantos caprinos que é conhecido como Capital do Bode.
Continua depois da publicidade
Estamos falando de Macururé, na Bahia, onde há 16 bodes para cada habitante. Segundo o IBGE são 124 mil caprinos para uma população humana de 7,5 mil habitantes.
O município está localizado no semiárido nordestino, onde a produção de caprinos vinga melhor do que a de outros animais como bois ou porcos, e outras produções agropecuárias.
O município de Macururé foi fundado em 1962, está localizado a 426 quilômetros da capital baiana e possui 2,5 mil quilômetros quadrados, com uma baixíssima densidade demográfica, muito menor que a média nacional.
Continua depois da publicidade
A quantidade de bodes da Bahia, por outro lado, é a maior do país, com quase 4 milhões segundo dados oficiais. Em segundo lugar aparece Pernambuco, com 3,6 milhões, e em terceiro Piauí, com 2 milhões de cabeças caprinas.
Da caprinocultura vem o leite de cabra, que também pode ser fermentado em queijo e outros derivados, a carne de bode, o couro, algumas espécies produzem lã, e até mesmo as vísceras e a banha são aproveitadas.
A importância da produção caprina ultrapassa a economia nordestina e possui também valor cultural, representando uma forma de subsistência de comunidades em zonas onde outras formas de pecuária não são opções viáveis.
Continua depois da publicidade
Veja outros municípios com grande número de bodes:
Saindo do Nordeste e chegando no Sudeste, uma cidade no interior de São Paulo é conhecida como Capital da Manga, e possui a fruta até no brasão de armas. Outra é a maior produtora de laranjas do Estado, mas é conhecida na verdade como Capital da Jabuticaba
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade