Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A combinação inusitada que deu certo: sal no café | Imagem gerada por IA
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) revela que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Entre 2023 e 2024, o consumo cresceu 1,1% por aqui. Mais do que uma bebida, o café é uma experiência, e as pessoas buscam realçar o sabor e trazer novas vivências.
Um truque que viralizou nas redes sociais mostra como realçar todos os sabores do café e diminuir o amargo da bebida: basta adicionar uma pitada de sal na xícara.
Um pouquinho desse condimento é o suficiente para um novo sabor. Há lugares no mundo, como o Vietnã, onde é comum beber café com sal.
Continua depois da publicidade
Segundo um estudo de 1995 publicado na Chemical Sense, jornal científico internacional, o cloreto de sódio consegue reduzir o sabor amargo e, consequentemente, salienta mais os outros sabores de um alimento.
Os cientistas comprovaram que o sal fez com que a mistura ficasse mais doce e menos amarga. O portal americano Science Alert relata que o sal também pode aguçar os receptores de sabores azedos, responsáveis por detectar a acidez — os mesmos que nos fazem reagir ao limão ou ao vinagre.
Essa experiência ajuda a explicar por que algumas comidas "salgadas demais" parecem agressivas ao paladar. Em contrapartida, quando usado em doses controladas, o sal pode realçar o sabor, como é o caso do café.
Continua depois da publicidade
Há várias regiões no mundo onde beber café com sal é comum. Além do Vietnã, a Suécia também tem lugares onde é tradição adicionar carne salgada ou queijo ao café.
Na Turquia, adicionar sal ao café faz parte da tradição de pedidos de casamento: se o noivo beber até o fim do copo, indica que ele está pronto para fazer “de tudo” pela noiva, sem reclamar.
Já em Taiwan, o "café com sal marinho" é uma bebida popular que consiste em espuma de leite salgado sobre o café.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade