Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Descoberta mostra que a comunicação das árvores é bem mais complexa do que parece | Freepik
Não costumamos ver as árvores como seres que são capazes de conversar ou se comunicar umas com as outras, mas estudos mostram que isso não é verdade. Segundo as pesquisas, árvores podem ter uma vida social ativa.
Continua depois da publicidade
Isso é possível graças a uma rede de fungos que cresce ao redor e dentro das raízes. Os fungos entregam nutrientes para as árvores em troca de açúcares produzidos por elas.
Pesquisadores descobriram que essa conexão vai muito além da simples troca de alimentos, revelando interações mais complexas do que se imaginava.
Ligadas a essa rede de fungos, as árvores conseguem compartilhar nutrientes entre si, funcionando como uma espécie de internet subterrânea que mantém todas em comunicação.
Continua depois da publicidade
As chamadas árvores-mãe, mais antigas, podem enviar açúcares para mudas que crescem na sombra, aumentando as chances de sobrevivência dessas jovens plantas.
Já árvores doentes ou prestes a morrer transferem seus nutrientes para a rede, que então podem ser aproveitados por exemplares mais saudáveis próximos.
As plantas também transmitem sinais químicos por meio dos fungos. Ao serem atacadas, liberam substâncias que avisam as vizinhas, estimulando-as a reforçar suas defesas.
Continua depois da publicidade
Mas essa “internet natural” também tem seu lado negativo, com casos de sabotagem e roubo.
Certas orquídeas exploram a rede para drenar nutrientes de árvores vizinhas, enquanto espécies como a nogueira-preta liberam toxinas para prejudicar competidores.
Por isso, quando estiver em meio à natureza, lembre-se de que há uma complexa rede viva sob seus pés.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade