Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nem sempre o amor vence barreiras | Imagem gerada por IA
Embora o ditado diga que o amor é cego, a ciência mostra que a diferença de idade entre casais pode impactar diretamente a durabilidade do relacionamento.
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa realizada pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, com 3 mil pessoas, identificou qual é a distância etária que mais favorece relações estáveis.
Celebridades como Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Emmanuel Macron já desafiaram padrões de idade nos relacionamentos, mas um estudo mostra que o amor pode ter, sim, uma matemática por trás.
O famoso ator Leonardo DiCaprio, de 48 anos, é conhecido pela sua preferência em namorar pessoas com menos de 25 anos. Assim como ele, Robert De Niro, de 79, gosta das mais novas; sua parceira, Tiffany Chen, tem 45 anos. O ator recentemente se tornou pai.
O mundo ficou chocado em 2017, quando o presidente francês Emmanuel Macron, de 45 anos, foi eleito, e descobriram que sua esposa, Brigitte Trogneux, era 25 anos mais velha que ele.
Continua depois da publicidade
Na época, relembra o portal Marie Claire, Macron havia falado sobre a obsessão internacional com a diferença de idade entre ele e sua parceira. "Se eu fosse 20 anos mais velho que minha esposa, ninguém pensaria por um segundo que não poderíamos ficar legalmente juntos", disse ele ao Le Parisien.
Embora sempre haja exceções à regra, pesquisas mostram que relacionamentos com certas diferenças de idade têm mais probabilidade de terminar em separação.
Os resultados mostram que casais com cinco anos de diferença enfrentam um risco 18% maior de separação. Com 10 anos, esse risco aumenta para 39%, segundo os pesquisadores.
Continua depois da publicidade
Quando a diferença de idade chega a 20 anos, o risco de divórcio dispara para 95%. Já em casais com 30 anos de diferença, a chance de separação é 172% maior, segundo os dados do estudo.
Esses números indicam que, embora não haja uma regra absoluta, existe uma tendência clara de instabilidade quando a diferença entre as idades dos parceiros é muito grande.
De acordo com os pesquisadores, a diferença de idade considerada “ideal” para manter um relacionamento mais duradouro é de apenas um ano. Nesse cenário, a probabilidade de separação é de apenas 3%.
Continua depois da publicidade
Essa estatística é bastante favorável se comparada às altas taxas de separação observadas entre casais com mais de uma década de diferença. Casais da mesma idade ou com diferença mínima tendem a compartilhar mais experiências de vida.
Segundo Hugo Mialon, um dos responsáveis pela pesquisa, “pode ser simplesmente que os tipos de casais com essas características sejam mais propensos a se separar por outros motivos”.
Outro ponto relevante do estudo mostra que o tempo juntos também influencia. Casais com mais de cinco anos de convivência apresentam 76% menos chance de se divorciar.
Continua depois da publicidade
Os dados apontam que manter proximidade na idade pode ser uma das chaves para uma união mais longa e sólida, especialmente em relacionamentos de longo prazo.
Ou seja, além da idade, a durabilidade da relação e a construção da parceria ao longo do tempo continuam sendo fatores essenciais para manter o amor vivo e estável.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade