Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com a comida cara os mercados que vendem produtos bem próximos a validade se tornaram a opção na mesa do brasileiro | Imagem gerada por IA
No cenário de inflação e escassez, os chamados “vencidinhos”, mercados que vendem produtos próximos da validade por preços muito reduzidos, se tornam tendência e opção de muitas famílias.
Continua depois da publicidade
São Paulo é a capital com a cesta básica mais cara do Brasil, segundo o DIEESE. Com a comida cara, os mercados que vendem produtos bem próximos à validade se tornaram a opção na mesa do brasileiro.
A popularidade do termo cresceu e a busca pelos produtos mais baratos disparou. De acordo com o portal Agência Mural, esses estabelecimentos oferecem descontos que chegam a até 90% em comparação aos preços das grandes redes.
Uma forma prática de encontrar esses mercados é pelos apps. Segundo a revista Veja São Paulo, a foodtech B4Waste conecta consumidores a produtos próximos da validade por 50% do valor original, em parceria com redes como Pão de Açúcar, Dia, Mundo Verde e Grupo Varanda.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Food to Save permite que padarias vendam fornadas do dia anterior com redução no preço. Esses descontos tornaram-se uma alternativa necessária diante da alta dos preços em feiras e mercados convencionais.
Ao viabilizar o consumo de produtos antes que expirem, tanto vendedores quanto consumidores colaboram para um ciclo de menor impacto ambiental e maior eficiência, resultando na redução do desperdício.
Em entrevista à Gazeta, Ricardo Belens, morador do Trianon e usuário do Food To Save, comenta: "o público que frequenta as padarias da região não aceitam o produto “de ontem”. Essa escolha me faz consumir coisas que eu não conseguiria pagar, por um valor muito mais acessível "
Continua depois da publicidade
Ricardo descobriu os "vencidinhos" buscando alternativas mais baratas na alimentação quando chegou da Bahia. "Quando mudei para São Paulo, comecei a procurar formas de economizar, já que minha renda era limitada." Isso me levou a mercados na região da 25 de março e da Luz", comenta o usuário.
Gisele Barbosa, moradora da Pedreira, zona Sul, conta que comprar nesses locais é a melhor opção para garantir acessibilidade alimentar, especialmente em famílias grandes com crianças. “Na minha casa somos sete pessoas e a gente consegue consumir tudo antes do prazo de validade”, comenta a moradora, segundo o jornal Estadão.
Os vencidinhos, sejam em lojas de rua ou no celular, representam uma intersecção poderosa entre empreendedorismo popular, consumo consciente e acesso justo à alimentação.
Continua depois da publicidade
Diversos estabelecimentos estão espalhados pela capital, veja alguns lugares com essas opções:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade