Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Existem outras maneiras de se conectar à uma rede WiFi além de digitar a senha manualmente | Foto: Reprodução/Freepik
Na era digital, estar offline se tornou um problema. Não importa se seu objetivo é profissional, acadêmico ou apenas conferir as redes sociais, estar conectado à internet se tornou uma necessidade básica.
Continua depois da publicidade
Portanto, o que acontece quando sua rede de dados móveis acaba e você não tem a senha de um ponto de WiFi do local em que está? A primeira reação talvez seja desespero, mas nada disso é necessário. Você pode usar dois métodos simples que permitem conectar-se sem digitar uma única letra.
A maioria dos roteadores mais modernos tem um QR code impresso na parte frontal do aparelho. Nesse código estão todas as informações sobre a rede: nome e senha. Se não tiver sido alterado manualmente, você pode se conectar em segundos.
Esse método é fácil e ideal caso você esteja na casa de um amigo, em um escritório ou em um local público onde o roteador esteja visível. Só será necessário baixar algum aplicativo adicional caso seu smartphone não tenha a função de ler QR code.
Continua depois da publicidade
O segundo método é chamado Wi-Fi Protected Setup (WPS) – Configuração de Wi-Fi Protegida, em tradução livre. É um recurso que permite conectar dispositivos sem precisar digitar uma senha. Você só precisa ter acesso físico ao roteador e ativar a opção no seu celular.
Este sistema é útil em residências, escritórios ou locais onde o roteador esteja próximo. Nem todos os modelos – de roteadores e smartphones – têm WPS habilitado, então é uma boa ideia verificar antes de tentar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade