Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Como um animal desconfiado, o gato tende a observar cuidadosamente o ambiente e as pessoas ao redor | Sornbhakkanut Boonprasop/Pexels
Os gatos têm recebido cada vez mais a atenção e o amor dos humanos, em uma relação tão próxima quanto a de um cachorro. Uma curiosidade sobre os bichanos é a de que eles costumam ter uma pessoa preferida, não precisando ser necessariamente quem o adotou.
Continua depois da publicidade
A espécie costuma ser muito desconfiada, custando até confiar 100% em alguém. A escolha da pessoa preferida depende de uma combinação de rotina, personalidade, comunicação e ambiente.
Alguns sinais, porém, contribuem para a descoberta de quem foi o escolhido. Além disso, existem métodos para melhorar a relação humano-gato.
Como um animal desconfiado, o gato tende a observar cuidadosamente o ambiente e as pessoas ao redor, principalmente se o felino tiver sido resgatado da rua ou adotado já na fase adulta.
Continua depois da publicidade
Neste processo, ele precisa de um tempo de adaptação para saber em quem pode confiar. Com isso, quem mais ajudar a se sentir seguro e adaptado ao ambiente, ganha bons pontos.
Alguns fatores decisivos para a escolha do humano preferido são:
Assim como os gatos, os cães também sentem o medo e atitudes diferentes do comum pelo cheiro e gestos, o que justifica a recepção de uma visita ser amistosa ou com o animal rosnando, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Uma vez definido o humano predileto, os gatos dão sinais ao tutor de que ele foi o seu escolhido. Piscar lentamente ao encará-lo, dormir perto ou em cima pessoa e ficar a seguindo por toda a casa são alguns dos sinais padrões, além de ronronar e amassar pãozinho.
Molly DeVoss, especialista certificada em treinamento e comportamento felino e fundadora da Cat Behavior Solutions, disse ao blog "The Dog People", que existem alguns outros sinais, menos conhecidos, como:
Algumas pessoas podem adotar o gato, mas acabarem sendo preteridas a outro membro da família. Segundo DeVoss, os gatos geralmente ficam em torno de pessoas que os alimentam, brincam com eles, dão guloseimas saborosas e mantêm sua caixa de areia limpa.
Continua depois da publicidade
Outro fator determinante é a calmaria. Os felinos preferem uma pessoa estável, tranquila, que tenha padrões consistentes e movimentos mais previsíveis, com uma linguagem corporal acolhedora e amigável aos animais.
Caso o gato tenha traumas antes da adoção, isso também pode afetar a relação dele com um determinado grupo, seja para melhor ou pior.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade